O que os clientes procuram em uma vitrina?
A maioria dos lojistas pensa que os clientes procuram em uma vitrina por bons produtos e preços baixos. E por acreditarem nisso não investem em projetos de vitrinismo mais elaborados, ao contrário, quanto mais simplista e focado em descontos melhor para eles. + Isso é um tremendo engano. Várias pesquisas sobre o comportamento do consumidor,…
Leis da Gestalt ajudam na melhoria dos projetos de vitrinismo
A Gestalt é o estudo da teoria da forma embasada na psicologia experimental. A palavra Gestalt é traduzida como forma, figura e estrutura e surgiu no fim do século XIX através de seu precursor, o filósofo austríaco Christian von Ehrenfels. + A Gestalt busca explicar o porque de algumas formas agradarem mais os nossos olhos…
A vitrina como arte efêmera
Imagine um artista se dedicando horas, as vezes meses, na elaboração de uma obra de arte que vai durar apenas alguns dias, ou apenas algumas poucas horas, ou somente um instante. Isso é arte efêmera, da qual não restará nada, não poderá ser comercializada ou guardada em acervos, isso surpreende e fascina o espectador pela…
Inspire-se em 13 vitrines para o Dia dos Pais
Mais uma data importante de vendas do varejo está se aproximando: o “Dia dos Pais”. E, no texto de hoje, vou trazer ideias e inspirações para criar uma vitrine atrativa, inovadora e principalmente vendável. + Muitos varejistas têm medo das vitrines masculinas, ou porque são difíceis de trabalhar quanto a temática ou porque os homens…
Dia das Mães na vitrine
O segundo maior evento do varejo está se aproximando: o Dia das Mães. E os lojistas já se preparam para atrair os consumidores às compras, através da comunicação no ponto de venda, seja través das vitrines e/ou da área de vendas. ++ Para ajudar os lojistas com essa data tão representativa, hoje vou dar dicas…
Percepção visual: o movimento no visual merchandising
Recentemente falei aqui sobre o contraste no processo de percepção visual. Ele é um dos quatro artifícios de comunicação visual que podem prender a atenção dos indivíduos no ponto de venda, junto com a intensidade, o movimento e a incongruência. + Sabemos hoje que um indivíduo nota, em média, apenas 10% do que há numa loja,…
Conhecendo as estruturas da vitrina
Com suas formas retangulares envidraçadas, as vitrinas representam fantasias realistas, que fascinam, envolvem e intrigam o imaginário do consumidor com cenários compostos por símbolos e alegorias. Com propriedade posso dizer que a vitrina é mais que uma caixa iluminada, seus cenários constroem uma narrativa que o público compreende e se surpreende com esse universo tão…
Compartilhe