Visual Merchandising não é só moda, aponta o 30º Backstage do Varejo

Restaurante Lolla e Lollita

Essa será uma das principais abordagens do 30º Backstage do Varejo, dia 13/6

A Abiesv reuniu para o próximo Backstage do Varejo, dia 13/6 (das 8h às 13h na FAAP), especialistas das áreas de marketing, arquitetura, economia e administração, entre outras, para falar sobre um tema da atualidade: ‘Visual Merchandising’. O objetivo do evento é reunir varejistas e fornecedores em um intenso encontro de troca de experiências e informações, com palestras, debates e apresentações de cases de sucesso.

Uma das atrações do evento, o debate Big 4, será sobre “VM não é só moda’, com a presença de cinco renomados palestrantes no palco. A ideia é mostrar como desde restaurantes até grandes redes de farmácias e materiais de construção, entre outros, também estão investindo em VM e quais as diferenças do trabalho, dependendo do seu segmento.

Entre as participantes está Luciane Righetti, publicitária, com experiência no varejo, mercado financeiro e educação, que atualmente responde por Design de Lojas das Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco, um dos maiores players do varejo farmacêutico brasileiro. Segundo Luciane, uma das missões do VM é receber os clientes, “dar as boas-vindas!”, orientá-los na navegação de sua experiencia e torná-la mais prazerosa, em todos os tipos de varejo. “No Varejo Farma isso ainda se torna mais desafiador, pois em geral as visitas as farmácias têm como primeiro objetivo a missão da compra de um medicamento, associado a uma necessidade de saúde.  É importante que trabalhemos de forma acolhedora e simples, sinalizando assertivamente todas as categorias disponíveis no PDV e, também, dando destaque às campanhas sazonais”, diz a executiva.

Para Luciane, o percursor do Visual Merchandising foi efetivamente o setor de moda, seguido pelas grandes cadeias de supermercados e, mais recentemente, o varejo farma, que também trabalha com VM, desde os estacionamentos, vitrines, salão de vendas e balcão de medicamentos, passando pelo espaço de espera e salas de atendimento, entre outros.

Em sua experiência como Design de Lojas das Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco, a executiva diz que foi identificado, enquanto Grupo, a necessidade de entregar aos clientes uma loja que representasse uma proposta de valor, que  Saúde e Bem Estar para todos os brasileiros”, também,  estivesse dentro dos pontos de venda.  “Assim reunimos as necessidades de todas as áreas do Grupo — Operações, Comercial, Marketing, RH e Segurança do Trabalho – e, junto com um dos maiores escritórios de arquitetura do varejo, a KT Retailing,  criamos o novo conceito de loja para as bandeiras do Grupo, a Drogaria São Paulo e as Drogarias Pacheco, assim alteramos conceitualmente, formato de loja,  iluminação, piso, mobiliário e consequentemente o VM”, conclui.

Também presente na mesa-redonda estará Andre Luiz Marinho Alves, coordenador de Marketing da Petz, uma empresa que, o executivo, está a todo vapor com o seu plano de expansão. “A marca é bem divertida e descomplicada, o que nos deixa muito abertos a fazer coisas diferentes e inovadoras. Na loja da Ricardo Jafet, temos uma exposição diferenciada e totens com curadoria, que ajudam os clientes a escolherem seus produtos. E nossas lojas são separadas em mundos para facilitar a navegação: Mundo cão, Mundo gato, entre outros”. Segundo Marinho, a Petz utiliza a metodologia de planograma, através da árvore de decisão do cliente, e o layout é feito pela equipe de trade marketing, juntamente com projetos que estudam o fluxo do cliente. “A Petz sempre busca conhecer o shopper”.

O debate Big4 terá a presença, ainda, de Iara Jatene, arquiteta, sócia-diretora da A6 Arquitetura + Design e sócia-fundadora e conselheira da Abiesv; Wanda Matos, gerente de marketing de ativação da Saint-Gobain Distribuição Brasil (Telhanorte); e Wagner Quina, diretor digital e varejo da Regina Festas, maior empresa de produtos para celebrações do mercado brasileiro. Como mediador do debate, Luiz Alexandre de Paula Machado, sócio-diretor da GS&Consult, empresa do Grupo Gouvêa de Souza, especializada em varejo e canais de distribuição.

VM no restaurante

O Backstage do Varejo, em sua 30ª edição, terá a apresentação ‘Lolla e Lollita é uma experiência: um projeto pensado a partir do cliente”, baseada no case do restaurante do Itaim Bibi. “O Lolla e o Lollita é um projeto que parte de um processo de humanização da gastronomia, para entregar uma experiência diferenciada ao cliente. Alia paixão e profissionalismo: no modelo financeiro, na operação, em gestão de pessoas. Acreditamos que o foco no funcionário é fundamental para oferecer hospitalidade, de forma que temos uma política de valorização das pessoas tanto de salão, quanto de cozinha e demais áreas meio; uma política que se tornou uma marca forte em nossa cultura empresarial”, conta Fabio Maluf Tognola, advogado e proprietário do Lolla & Lollita. Ao seu lado no palco estará José Antonio Henrique, arquiteto e diretor do Studio Zeh, que atua em áreas de projetos para o varejo, já reconhecido em diversos prêmios (Idea, Best New Store e RDI, entre outros).

O Lolla & Lollita, segundo Maluf Tognola, foi criado para entregar uma comida inspirada na parrílla e no pit de defumação, dos quais saem carne, frutos do mar, legumes, aliado a um ambiente acolhedor e moderno, e atendimento cordial. “Para nós a combinação para uma experiência perfeita”, conclui.

Com relação a comunicação e o ambiente, o empreendedor diz que são fundamentais para se propiciar uma experiência diferenciada em hospitalidade. “Hoje as pessoas saem de casa em busca não só de uma boa comida, mas de um lugar onde se sintam melhores do que entraram. Tem que ser um espaço transformador, mágico, envolvente”.

Outra palestra do Baclstage do Varejo será a de Jon Harari, CEO e cofundador do WindowsWear.com, maior banco de dados do mundo de visual merchandising e comunidade global de criadores de varejo. Harari palestrará sobre ‘Visual Merchandising na Era da Realidade Aumentada – 100 milhões de consumidores em 2020’.

O Backstage do Varejo trará, ainda, a apresentação de Juliana Neves, arquiteta, autora, professora IED PUC/RJ, à frente do Kube Arquitetura, que falará sobre ‘Design e VM como contadores das mais diversas histórias’.

Backstage do Varejo — Evento criado em 2012, discute temas que compõem o dia a dia do setor. Atualmente, tem o patrocínio das empresas Expor Manequins, Lemca Iluminação, Omega Light e LedWave. E os apoios da Associação Brasileira de Franchising – ABF, Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, Espaço Zimmermann Gastronomia, Agência Purchase – Marketing & Visual Merchandising, Associação Comercial de Campinas – ACIC e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/30o-backstage-do-varejo-visual-merchandising-tickets-60832476575?aff=ebdshpsearchautocomplete

Varejistas devem contatar pelos e-mails e assim conseguir seu convite VIP: comercial@abiesv.org.br ou secretaria@abiesv.org.br.

Serviço
30º Backstage do Varejo – Visual Merchandising
Data: 13 de junho, das 8h00 às 13h00
Local: Auditório FAAP – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

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