Conheça a nova Riachuelo e a Casa Riachuelo, vencedoras de dois prêmios Design de Varejo

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Com 2.300 m2, recém-inaugurada no Shopping Morumbi (SP/), a loja é um projeto inovador, uma experiência imersiva de marca, que conquistou as premiações Lojas de Moda e Acessórios – Grandes Formatos e Especial de Visual Merchandising

O Kawahara Takano Retailing, conceituado escritório brasileiro de Arquitetura de Negócios, com uma história de sucesso internacional, conquista dois prêmios Design de Varejo 2019, nas categorias: Lojas de Moda e Acessórios – Grandes Formatos e Especial de Visual Merchandising. Os prêmios foram pelo projeto que a KT desenvolveu da nova Loja Riachuelo e Casa Riachuelo, inaugurada (26/09/2019), no Shopping Morumbi (SP/SP). “Fomos responsáveis pelo conceito criativo de store design e VM, um projeto absolutamente inovador e disruptivo. O prêmio reflete o reconhecimento do mercado na estratégia de cristalização do novo posicionamento da Riachuelo e Casa Riachuelo, uma honra poder desenvolver este trabalho coordenados por Elio França e Silva, diretor Executivo e Corporativo de Marketing da rede de lojas, e Pedro Siqueira, diretor de Operações e Patrimônio, tendo como fio condutor a integração das equipes de Marketing, TI, Operações, Produtos, Engenharia, Arquitetura e Visual Merchandising, incrivelmente engajadas em um conceito de varejo com experiência imersiva de marca, que entrega um formato único e inesquecível”, afirma Rosely Kawahara, sócia-diretora do escritório premiado.

Promovido pela Retail Design Institute Brasil – RDI, o Prêmio de Design de Varejo, em sua sétima edição, tem os objetivos de reconhecer os melhores projetos deste setor no País, e difundir e promover a modalidade de design.

Nova Riachuelo – “Criamos algo nunca visto antes em uma loja de departamento. Cristalizamos microexperiência, que restaura a alma e ficará gravada na memória afetiva dos clientes. É um novo ponto de partida para a Riachuelo e Casa Riachuelo e um marco para o Shopping Morumbi. Trabalhamos profundamente o conceito de Arquitetura de Negócios, onde o mantra é ser o maior e melhor canal de distribuição de produtos e soluções de moda e estilo de vida para o consumidor moderno, em um templo de edutaiment (educação e entretenimento)”, afirma Julio Takano, CEO da KT Retailing, que faz projetos há mais de 23 anos para o departamento de varejo do Grupo Guararapes Confecções, dona da Riachuelo.

Com vários painéis de LED, telões, artes e interatividade, “a loja é um marco para a história da Riachuelo”, conta França e Silva. “Fazia tempo que desejávamos ter uma loja no Shopping Morumbi. E ao fecharmos negócio, tivemos o compromisso desafiante de apresentar um projeto inovador”. Segundo Silva, por este motivo resolveu chamar a equipe da KT, para ter uma loja disruptiva, um ambiente completamente diferente. “Já temos uma longa história com o Takano, outros trabalhos já foram realizados e acreditamos plenamente, desde o início, de que este projeto atingiria os objetivos”.

A começar pela fachada, a loja chama muito a atenção das milhares de pessoas que passam na frente, pois foram instalados, no piso da entrada e nos pórticos laterais, painéis de LED, que refletem no teto de alumínio composto preto polido, dando a sensação de duplicação do pé-direito da loja. Ao entrar, o consumidor fica encantado com a cenografia, produzida em parceria com o arquiteto cenógrafo Pedro Alcântara. Elementos cenográficos, nas áreas das modas feminino, masculino e infantil, contam as histórias das produções das peças: etapas de corte, tecido, tingimento, processo de fabricação e de costura, entre outros.

A área ‘Riachuelo Pop’, conhecida como mundo GEEK, exclusiva para licenciamentos de moda adulta, feminina e masculina, é um espetáculo à parte. Réplicas de Batman, Mulher Maravilha, Super Man e Coringa criam um espaço extremamente instagramável e se destacam ao lado de produtos dos Simpsons, Mickey, Rei Leão e Friends, etc. O convite ao espaço de customização RCHLO+ é feito durante a jornada dos clientes, através de pontos focais localizados em pilares e painéis de parede, onde projetores de alta definição a laser projetam imagens de desenhos de personagens em uma camiseta e em duas telas, uma horizontal e outra vertical. Para completar o charme da área, pendurado no teto, 500 gibis, chamados de ‘voadores’, estão com suas páginas abertas e esvoaçantes, complementando um espaço lúdico e principalmente ampliando a sinestesia.

Em outra área de moda, Croquis no alto da parede, com desenhos artísticos de roupas, contam um pouco da história das coleções próprias da marca, ao longo dos anos. E ao lado, também no alto da parede, rolos de fios nas cores amarelo e laranja, remetem a um quadro de pintura viva da marca. “A ideia de toda cenografia da loja é mesmo contar a história da Riachuelo. A empresa produz todo o processo, desde o fio, malha, pintura, corte, tingimento, modelagem…O objetivo é contar tudo isso visualmente, envolvendo a tecnologia e o artesanal próprios da loja”, conta o cenógrafo Pedro Alcântara.

A nova loja também oferece interação e experiências, que atraem e surpreendem os clientes. Na área de customização e de ateliê para eventos RCHLO+, tecidos coloridos pendurados no teto dão um tom de arte e alegria ao ambiente, onde o cliente tem a possibilidade de escolher estampas para serem impressas nas camisetas, tênis e louças; há também adesivos bordados para serem aplicados à jaquetas, calças e camisetas a partir de um catálogo com vários itens ilustrativos. Neste espaço, a proposta, ainda, é que aconteçam workshops de moda e costura, com estudantes e digital influencers, como uma forma de promover ativação da marca, produtos e serviços.

Outra inovação são os provadores masculino e feminino que, pela primeira vez na história da Riachuelo, são juntos, não tem mais a separação por sexo. O ambiente é baseado em clima mediterrâneo, a área tem piso de madeira, decoração de tijolos e teto pergolado de madeira. “A intenção é que o espaço seja aconchegante e dê uma sensação de relaxamento”, explica Takano.  Os provadores têm linhas de LEDs para enfatizar a contemporaneidade e luzes para três momentos do dia (trabalho, lazer e balada). Espelhos interativos digitais permitem aos clientes escanear o qr code dos produtos e visualizar seus detalhes, looks combinados com outras peças, além de poder chamar o consultor para solicitar novos itens.

Na área dos caixas, também, tem um icônico painel de LED com campanhas da marca, de 17,5 m de comprimento e 2,0 m de altura, o maior dentro de uma loja no Brasil. Outra área diferenciada é Riachuelo Online, com monitores para que os consumidores, que não acharem algum item de interesse, possam adquirir e receber em casa com frete grátis ou retirar em uma outra loja. Além de uma área com Wi-Fi de alta velocidade e espaço para carregar celular e computador e um Lounge bem no meio da loja com tomadas e entradas USB, para recarregar “as energias” e seguir descobrindo outras novidades. Quando algum cliente se surpreende com filas nos caixas, é abordado imediatamente por um dos 20 consultores com tablets, que atuam como caixas móveis, diminuindo atrito neste momento tão importante na jornada do cliente.

Ao lado está a área de Perfumaria com marcas Premium, conectada à área de Acessórios de Tecnologia e Sonorização WIFI, que é muito ativa pelo Click and Collect, pois no momento de retirada, por exemplo, de um novo celular, os consultores habilmente treinados dão sugestões de capas, cabos, baterias e até caixas de som, conveniência, conhecimento e agilidade no atendimento às necessidade dos clientes.

Moda Casa // Crédito: Kawahara Takano Retailing (Gian Piero Coscia)

Tudo é novo — No ‘Moda Casa’, agora chamado de “Casa Riachuelo”, o ambiente é aprazível, contemporâneo, minimalista e inspirado em uma atmosfera mediterrânea, com cores suaves em tons de cinza, e utilização de muita madeira no mobiliário. A loja recebe uma vitrine aberta, onde é possível acessá-la pelos quatro lados, fazendo com que seja percebida como uma enorme vitrine. O piso é de porcelanato com textura de bambu instalado na forma de espinha de peixe e o teto técnico sem forro de gesso, deixa tudo aparente, dando a sensação de low cost (baixo custo) e contribuindo para a percepção de luxo acessível. E o teto da área dos caixas é decorado com 62 cestos de bambu transformados em luminárias. 

“A loja é um projeto de investimento que durou 9 meses, onde cada detalhe foi muito pensado. A Riachuelo tem 70% de sua confecção de fabricação própria. É uma empresa 100% nacional e que gera 40 mil empregos no País. A intenção foi trazer toda essa história e força do grupo no Brasil para a percepção do consumidor”, conta Marcella Kanner, gerente de marketing da Riachuelo. A KT também dirigiu o conceito luminotécnico, realizado pelo arquiteto Rafael Leão.

Sobre a KT Retailing (https://www.ktarq.com.br/)

Arquitetura de Negócios, a arte de cristalizar indulgências. Fundada em 1992, a Kawahara | Takano Retailing, com visão estratégica em Arquitetura de Negócios, promove a integração das áreas de Marketing, Produtos, Operações e Ponto de Venda, para conceituar espaços comerciais com a mais alta rentabilidade por m2 nos segmentos de varejo onde atua na América Latina e Europa.

Constrói sólida reputação auxiliando seus clientes na construção de marcas icônicas, promovendo grande reposicionamento estratégico e cristalizando indulgências no ponto de venda para tangibilizar espaços comerciais verdadeiramente memoráveis, criando experiências sensoriais que simulem “10 minutos de férias por dia”. O escritório tem uma equipe de criação de negócios multidisciplinar, composta por Arquitetos, Designers, Artistas Plásticos, Visual Merchandisers, Estrategistas e Investidores. A equipe desenvolve Arquitetura de Negócios, criando lojas e transformando consumidores em fãs de marcas.

Entre os cases destacam-se o da Hering, cujas ações subiram nos últimos 10 anos 908% partindo de uma plataforma de 64 lojas, em 2006, para 800 lojas, em 2018. O primeiro conceito KT Retailing exportado foi em 2006, com o desenvolvimento da loja Hering no Uruguai e posteriormente na América Latina.

A maior rede de franquias de cosméticos do mundo, O Boticário teve assinatura da KT Retailing, com a criação do conceito “Beleza 365 dias do ano”, transformando 1000 lojas das 4.000 existentes. O escritório também desenvolveu projetos para grandes marcas como a TStore, da fabricante Tramontina (Brasil, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, entre outros), Petz, TAM Airlines, Walmart, Artex, Telhanorte, Clube Morena Rosa, Leveros, Mobly e Lowe’s México, entre outras de segmentos diversos.

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