A

ADESIVO – Lâmina impressa feita sobre um suporte adesivo e recortado que pode ser aplicada na vitrine, nos equipamentos ou paredes do PDV.
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ARARA – Expositor para pendurar cabides com roupas nos PDVs. De acordo com o seu formato e finalidade recebem nomes adequados, tais como Arara 4 Faces, Arara Frontal ou Arara Tetra.
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ARMÁRIOS – Ótimo recurso para humanizar, aproximando o PDV do guarda-roupa do cliente. A moldura traz ênfase a visão. É uma alternativa para variar a exposição de parede, quebrando o ritmo monótono da loja.
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B

BACK-LIGHT – Publicidade translúcida impressa em vinil, instalada em uma caixa dotada de iluminação interna, que apresenta mensagem e/ou imagem com visão noturna.
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BANDEIROLAS Conjunto de cartazetes pendurados em varal para decoração do PDV.
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BANNER – Peça impressa em material rígido ou flexível, para ser fixada verticalmente.
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BLIMP – Inflável hermético de grandes dimensões  (tipo  balão) colocado em ambientes amplos e ex­ternos contendo mensagem e/ou imagem, normalmente alimentado por gás hélio.
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BROADSIDE – Folheto motivador que contém informações sobre todos os esforços de comunicação e promoção, lançamentos, mídia e outras ações, dirigidas ao público intermediário, isto é, ao comércio, distribuidores ou franqueados.
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BUTTON – Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzida em diferentes formatos.
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C

CARTAZ AÉREO OU MÓBILE – Cartaz feito em qualquer material, para ser pendurado no teto dentro do PDV.
CAVALETE – Elemento de sinalização móvel, geralmente localizado na entrada do PDV. Semelhante a cavalete de pintura ou flip-chart.
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CESTO ou CESTÃO – equipamento normalmente construído em metal para acondicionamento e exposição de produtos de grande volume ou para finalidade de massificação no PDV.

CORNER – Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma miniloja dentro de uma grande loja.
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CUBOS – Complementam espaços vazios no interior da loja e na vitrina. Além de elementos decorativos, também levam informações ao cliente.
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CROSS MERCHANDISING – Display com produtos correlatos. Exemplo: acessórios com roupos, mamadeira com leites; refrigerante com pizzas.
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CROSS SAMPLING – Técnica de amostragem cruzada. Amostra de lançamento que vem de brinde em outro produto conhecido.
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D

DISPENSER – Qualquer display que contenha folhetos para pegar ou produtos em quantidade para venda efetiva. Sistema que expõe e repõe o produto em primeiro plano na prateleira, por meios mecânicos ou por gravidade.
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DISPLAY – Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender o produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.
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DISPLAYAGEM – é a exposição de produtos selecionados com a finalidade de decorar ambientes, ilustrar o uso ou coordenação de peças. São arrumações apenas visuais, nas quais o cliente não deve tocar.

E

ENCARTE Folheto encartado dentro de uma publicação, revista ou jornal. Quando separado, pode funcionar como folheto promocional.
EXPOSIÇÃO  CONTROLADA É a distribuição dos produtos nas gôndolas e/ou displays, observando‑se os volumes de vendas e o público a que se destinam, com a finalidade de ter espaços abastecidos de maneira rentável e padronizada.
EXIBITÉCNICA – A demonstração e a experimentação permitem ao usuário ter uma experiência sensorial positiva com o produto. Além de despertar o interesse, tornar o comum mais belo, chamar a atenção dos sentidos, a exibitécnica pode: Simular o produto em uso; Sugerir coordenações e formas de uso; Destacar a embalagem; Levar o produto do móvel à mão do consumidor; e criar um clima favorável.

F

FRONT LIGHT – Peça ou placa que apresenta mensagem e/ou imagem com iluminação externa frontal com hastes e holofotes.
+

G

GANCHEIRA (peg-boards) Periféricos no formato de ganchos usados em expositores perfurados para colocação de produtos penduráveis em blister ou saquinhos.
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GERENCIAMENTO  POR CATEGORIA – É o processo contínuo feito entre  indústria e  varejo para gerenciar categorias de produtos como unidades estratégicas de negócio, com o objetivo de aumentar os resultados de venda e melhorar a percepção do consumidor nas compras daquela categoria em todas as suas marcas e produtos.
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GIRO Termo utilizado para medir o tempo de entrada e saída de um produto do estoque ou gôndola. O mesmo que rotatividade.
GRADE – são os tamanhos produzidos (P, M, G ou 36, 38, 40) para cada modelo. Cada marca escolhe a melhor grade para cada produto.

I

ILHA Exposição em forma de  pilha de produtos permitindo acesso por todos os lados.
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INDOOR – Atividades ou peças para interiores, locais fechados, nesse caso, para o PDV.
 +

L

LAYOUT DE LOJA É o posicionamento mecânico das paredes, colunas, caixas e balcões de pacotes, provadores e quaisquer outras estruturas fixas para a criação de corredores que facilitem e induzam a movimentação dos clientes.
+
LOOK BOOK – É um catálogo editado de forma comercial, que ilustra através de fotos e textos todo o espírito que envolve uma coleção. O Look book propõe-se, então, a ser um guia para o trabalho do merchandiser, padronizando as exposições em todas as lojas de uma rede e oferecendo
argumentos para a equipe de vendas.
+

M

MASSIFICAÇÃO – é a exposição de produtos com a grade completa para o cliente mexer, escolher e levar até o caixa.
+
MESAS DE VALORIZAÇÃO – equipamento no formato de mesas empregado para exposição de produtos em pontos estratégicos do PDV. Essas mesas, em diversas alturas, formatos e materiais, destacam os produtos e possibilitam sua melhor visualização, o que acaba por valorizá-los.

MÓBILE Peça promocional aérea sustentada por fios.
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O

OBM (Orientação Básica de Visual Merchandising) – também conhecido como Manual de Visual Merchandising é um livro (impresso ou digital) que traz textos, fotos e planogramas de orientação e padronização da montagem e manutenção de uma loja. O OBM ou Manual é um documento de vida útil longa, pois seus parâmetros norteiam a loja de uma forma genérica e atemporal.
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P

PDV (PONTO DE VENDA) – termo que remete a área de exposição de produtos e circulação de clientes num ambiente comercial, por isso, excluir áreas de acesso exclusivo a funcionários, como o estoque.
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PLANOGRAMA É um mapa esquemático que mostra exatamente onde as mercadorias devem ser colocadas nos móveis e equipamentos de uma loja e sua correlação. Assim, padronizam redes de lojas e orientam as equipes na manutenção dos espaços.
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PONTO DE INFORMAÇÃO (PI) – Esses espaços de encenação estão posicionados geralmente na entrada das grandes lojas ou no seu centro. Sua função é chamar a atenção do cliente para uma composição, remetendo a alguma encenação ou atitude.
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PORTA-FOLHETO Caixinha anexa ao display para depositar folhetos.
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PRIMEIRO PREÇO – são produtos de baixo preço, sem valor agregado e pouca qualidade, focados na atração de clientes que buscam oportunidades.
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S

SACOLA PROMOCIONAL – embalagem produzida em materiais diversos, principalmente papelcartão e plástico, impressas com identidade visual da marca ou mensagens promocionais, para colocar os produtos comprados em transporte pelo cliente.
SAZONAL De época (Natal, Verão, Férias, Páscoa etc.).
SHOP IN SHOP – Espaço de comercialização de um grupo de produtos, dentro do PDV, com atendimento e check-outs próprios.
SHOPPER – Consumidor na jornada de compra dentro da loja. Um shopper não é, necessariamente, o consumidor do produto adquirido.
STEAMER – é um aparelho eletrônico que vaporiza as roupas para desamassá-las.
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SKU (Stock-Keeping-Unit) Item específico que faz parte de um portfólio de produtos. É a catalogação de cada variação, às vezes, de um mesmo produto (sabor/cor/tamanho/etc.), por requerer um diferente código de barra (UPC).
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SPLASH – Forma gráfica para dar destaque às vantagens ou características de produtos ou serviços.
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STICKER – Pequeno adesivo publicitário.
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T

TABLÓIDE Pequeno jornal (metade do tamanho de um jornal convencional) muito usado por supermercados.
TAG – Etiqueta de comunicação visual. Orienta o consumidor sobre estilo do produto, tema da coleção, matéria-prima diferenciada, designer da peça, promoções…
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TAKE ONE – Expositor de mesa, balcão ou prateleira, para dispor folhetos no qual o consu­midor se serve.
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TESTEIRA Estrutura colocada no alto do display, gôndola ou stand, contendo algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.
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TOP / BOTTOM – são os termos usados para designar as peças usadas na parte superior do corpo (tronco), chamadas de Top; e as peças usadas nos membros inferiores (pernas), chamadas de Bottom.
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TOTEM Peça vertical e longilínea, geralmente alta, para visualização em pequenos espaços.
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TRADE – Rede de distribuição que leva os produtos da empresa produtora a cada um dos PDVs. Em inglês = comércio.
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TRADE MARKETING– Departamento ou executivo que tem como prioridade o relacionamento estratégico entre o fornecedor e o varejo. Cria uma ponte entre a área comercial e o planejamento de marketing, visando melhor abrangência na distribuição, ampliação do market share, e garantia de atuação junto aos consumidores.
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V

VITRINA (em francês, vitrine) – Local específico na frente ou abertura de loja para ambientação e/ou exposição de produtos protegidos por vidraça.