Curso Online em Visual Merchandising de Moda (36 horas)
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O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e as práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.
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O professor ficará disponível via e-mail a qualquer fase do curso para sanar suas dúvidas. Aliás, já tem alguma, pode falar conosco: contato@mmdamoda.com.br
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Este curso acontece todo em uma Plataforma de Ensino de forma que você possa realizar as aulas conforme o seu ritmo, tendo autonomia na gestão do material e do tempo. Lá também você realizará sua compra de forma segura, podendo optar por uma das diversas formas de pagamento. Acesse aqui para mais informações: https://go.hotmart.com/F15063072S

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Curso livre de Visual Merchandising de Moda (36 horas)
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Objetivo
Atualizar profissionais e instrumentalizar ingressantes no mercado sobre o planejamento e organização do visual merchandising de uma loja considerando o comportamento do shopper e as técnicas de exposição de produtos para o varejo de moda.
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Público-Alvo
Profissionais, estudantes e interessados em Visual Merchandising, Moda, Varejo, Gestão Comercial, Design de Interiores e Arquitetura Comercial.
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Mercado de Trabalho
O varejo de moda encontra-se num cenário saturado e homogêneo – muitos fazendo e vendendo a mesma ideia. E a difusão da internet afetou de forma significativa a relação de consumo com as marcas de moda. Produto por produto o consumidor agora compra online e pelo menor preço. Para trazer esse individuo novamente para a loja física é preciso promover uma experiência significativa no ponto de venda, lúdica, sensorial, única e encantadora, que só o Visual Merchandising pode proporcionar. Pesquisas apontam que 65% dos clientes que vão aos shoppings estão à passeio, e apenas 35% vão à compras. O varejista que não despertar o desejo e atenção dessa maioria está fadado ao fracasso.
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Conteúdo Programático
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Aula 1. INTRODUÇÃO AO VISUAL MERCHANDISING DE MODA
A primeira aula aborda a fundamentação do visual merchandising, iniciando pela definição e os objetivos, fazemos uma rápida incursão pela história e evolução do VM a fim de entendermos como essa ciência pouco mudou ao longo dos dois últimos 160 anos. Concluímos essa primeira etapa com a definição e importância da escolha de uma Política de Visual Merchandising. Assim, você verá aspectos como a origem do visual merchandising, a importância das primeiras lojas de departamento, o que são cenários de serviços e o vídeo exclusivo sobre a Zara.
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Aula 2. MARKETING SENSORIAL APLICADO AO PONTO DE VENDA
Nessa aula exploramos cada um dos cinco sentidos sensoriais, além da percepção temporal e espacial, a fim de promover experiências estimulantes para o consumidor de moda no ponto de venda. Veja aspectos como a importância da ambientação, Ponto Focal, aromas mais indicados para lojas, como chamar a atenção do consumidor e a tendência no uso do paladar no varejo de moda.
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Aula 3. COMPORTAMENTO DO SHOPPER
Por que estudar o comportamento do consumidor? A partir dessa questão vamos entender as duas principais teorias motivacionais e como promover sentimentos favoráveis no consumidor através da bioquímica das emoções. O processo de comportamento no PDV, com ênfase no ato da compra, é um destaque junto com o importante modelo psicográfico do Sistema Vals2 aplicado ao varejo de moda.
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Aula 4. EQUIPAMENTOS E MATERIAL PROMOCIONAL 
Nessa aula você conhecerá os principais – e mais modernos – equipamentos empregados no varejo de moda com destaque para sua função e posição no layout da loja. Os materiais promocionais, como splash ou tag de roupa, são artifícios importantes no processo de comunicação e ambientação e serão apresentados individualmente.
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Aula 5. EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Após a ambientação da loja os esforços devem estar concentrados na correta exposição. Veja nessa aula os quatro pilares da exibitécnica, bem como as principais técnicas de exposição, como o cross merchandising e a apresentação anatômica. O Planograma, o Look Book e os Manequins são outros instrumentos versáteis e importantes na otimização da apresentação dos produtos e, por isso, são estudados nesse momento.
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Aula 6. LAYOUT DE LOJAS E ILUMINAÇÃO
Após entendermos o comportamento do consumidor e os estímulos sensoriais que o atingem, é hora de construir o layout das lojas. Para tanto, temos como prioridades na análise e construção de um layout o estudo da Zona de Descompressão, do fluxo padrão dos clientes no PDV, da identificação dos Espaços Nobres e da estrutura de corredores. A iluminação entra como um recurso adicional cenográfico, capaz de reforçar os conceitos e sentimentos desejados pela Política de Visual Merchandising e, para isso, veremos os sistemas de iluminação, tipos de lâmpadas e iluminação de provadores.
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Aula 7. ESTUDO DE CORES E HARMONIAS 
Cores e formas são os primeiros itens na percepção de uma mensagem. São a base da comunicação não verbal, 80% de nossa percepção é determinada pela visão, nosso sentido de maior alcance espacial. Por isso, estudamos as cores e suas harmonias conforme o Sistema Cecor, direcionando seu uso para construção de looks em manequins e no desenvolvimento do ponto de venda.
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Aula 8. GESTÃO DO MERCHANDISING 
Na última aula do curso você verá algumas ferramentas e conceitos fundamentais para gestão do merchandising, desde a organização e padronização das redes de lojas através do Manual de Visual Merchandising, até a precificação e afixação, alocação de espaços e gestão do preço.
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Certificado 
Após o término do curso o aluno receberá um certificado virtual no curso livre de “Visual Merchandising de Moda” com carga horária de 36 horas, podendo imprimi-lo a qualquer momento. Conforme legislação vigente não há menção no certificado expedido de que o curso foi realizado de forma presencial ou a distância.
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Docente e Tutor Responsável
Prof. Me. Eduardo Vilas Bôas
Mestre em Têxtil e Moda pela EACH/USP, pós-graduado em Gerenciamento de Marketing, pós-graduado em Comunicação e Semiótica e Bacharel em Moda, estuda há 12 anos o varejo de moda. Profissionalmente já atuou como Coordenador de Visual Merchandising para uma grande rede de moda e multilar e Gerente de Confecção e Marketing para uma tradicional marca de fitness wear. Presta consultorias e treinamentos através do MMdaMODA desde 2010, leciona para os cursos de moda no Senac e na Esamc. e orienta os TCC dos MBAs da USP/Esalq.
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Veja alguns depoimentos reais de ex-alunos do curso:
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Confira algumas amostras do conteúdo desse curso.
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