COMO AS PESQUISAS DE MERCADO PODEM DIRECIONAR AS ESTRATÉGIAS VAREJISTAS?

varejo pesquisa mercado estratégias 2

As pesquisas de mercado sempre serviram como um termômetro para entender o consumidor em diversas categorias de produtos e nichos de mercado.  Além de ajudar a fornecer informações mais detalhadas sobre um determinado produto ou ação, também direcionam o entendimento do seu público-alvo. Por isso, podem, ainda, orientar uma mudança de layout de loja ou até de campanha de marketing, bem como garantir o melhor alinhamento de produto x mercado.

Logo, as pesquisas de mercado ajudam a atrair mais consumidores, aumentar a frequência de compra, aumentar o ticket médio e itens na cesta e a priorizar e direcionar os investimentos. Por exemplo, se um item está com baixa performance nas vendas, pode-se aproveitar um produto de alta penetração para fazer uma exposição combinada.

Com dados da pesquisa de mercado em ‘’mãos’’ é possível ser mais assertivo na implementação das estratégias de negócio, evitando riscos maiores e ajudando no desenvolvimento de uma estratégia que indique um caminho para decisões bem embasadas e de qualidade.

Se você quer lançar um produto sem correr grandes riscos e ser mais assertivo, a pesquisa te direciona, evitando investimentos altos que se tornam obsoletos, focando menos esforços em ações que já se sabe que não trará retorno, tendo assim um melhor resultado. Muitas vezes as ideias que parecem ótimas, na prática não são e não dão o retorno esperado.

Vamos ver alguns exemplos aplicados a diferentes negócios?

VAREJO DE MODA. Se você trabalha no varejo de moda com roupas femininas e percebeu que as vendas de uma determinada categoria, como, por exemplo, o jeans está com baixo giro, você pode realizar uma pesquisa de mercado para entender o que houve. Talvez a forma como a oferta estava comunicada ou até a exposição do produto podem impactar nas vendas, mas somente como os dados em mãos é que você conseguirá direcionar uma ação para melhorar a performance daquela categoria ou de um item específico. No caso do jeans, pode alterar desde o fornecedor, melhorando a qualidade do produto, design, preço ou mesmo a comunicação no ponto de venda (PDV).

HIGIENE E BELEZA. Veja como uma pesquisa pode direcionar a estratégia da empresa e guiar a compra do shopper. Segundo pesquisa apontada no Supermercado Moderno (pesquisa out/2017) o varejo tem 87% de potencial para crescer em higiene e beleza, ou seja, a indústria pode desenvolver novos itens desta categoria, trazendo propostas diferentes para concorrer com as já existentes, podendo ganhar grande share de mercado. Por outro lado, ciente desses dados um supermercado ou farmácia pode comprar mais itens ou buscar novos produtos para rentabilizar o negócio.

ALIMENTOS. Segundo pesquisa divulgada pela Kantar o Brasileiro tem mudado seu hábito de consumo dentro de casa, dando espaço para uma rotina mais saudável. De acordo com dados levantados, 27% dos lares declaram ter feito mudanças na alimentação, aumentando o consumo de frutas, sucos naturais e diminuindo o consumo de carne vermelha, açúcar e refrigerante, por exemplo. Mas o que esta pesquisa mostra? Que se o mercado não mudar, perderá uma grande fatia que pode ser preenchida pela concorrência. Novas empresas têm espaço para crescer e empresas já consolidadas podem se reinventar trazendo novas linhas com diferentes propostas. Com um direcionamento diferenciado na comunicação da marca, bem como materiais de divulgação devem ser trabalhados de forma a impactar o consumidor que ainda está se habituando a esse ‘’novo mundo’’.

Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar, afirma que “já faz algum tempo que a saudabilidade tem sido um fator importante na hora das compras não só no Brasil, mas em todo o mundo. Agora, o movimento ganha mais força. A entrada de produtos como o açúcar demerara e zero lactose na lista de compras revela um consumidor mais atento e alinhado às preocupações globais com a saúde”.

Atualmente existem diversos tipos de pesquisas que podem ser utilizadas dependendo do objetivo, dentre tantas opções, selecionamos três:

Pesquisa de satisfação: através de perguntas direcionadas ao consumidor dentro do próprio negócio, essa pesquisa responde perguntas como o cliente está satisfeito com a minha marca/negócio? Ele é bem atendido? Voltaria a fazer compras nesse local? Ajudando a direcionar melhorias no ponto de venda que impactam no dia a dia da compra/venda.

Pesquisa de comportamento do consumidor: com essa pesquisa você pode entender a mente do consumidor, o que ele gosta, quais seus hábitos, o que almeja, quanto gasta com determinada categoria etc. Existem diversas pesquisas nesse sentido dependendo da informação que se precisa alcançar. Algumas empresas são especializadas em ´pesquisas e insights de mercado e podem ajudá-lo.  Empresas como Kantar, Ibope e Nielsen são bem-conceituadas e fornecem muitos dados abertos ao público, mas existem empresas menores, com atuação local ou regional, que poderão ter valores mais acessíveis para pequenas e médias empresas.

Pesquisa para novos produtos: se você quer lançar um novo produto, mas fica com receio da aceitação essa modalidade, as pesquisas podem ajudá-lo mais do que você imagina. Você pode aprovar um produto antes de despender esforços e investimentos, para prever aceitação do público bem como realizar pequenos ajustes para que seja bem aceito. Essa pesquisa pode ser feita num focus group, quando algumas pessoas são selecionadas e é apresentado a elas diversos elementos para entender como elas reagem a isso. Essas pesquisas costumam ser caras, mas ajudam a direcionar o negócio/ação como um todo.

E aí, vamos desenvolver pesquisas e melhorar o seu negócio? Não fique parado, pesquise! Quanto mais informações tiver sobre o seu consumidor e suas relações de consumo, melhor serão os resultados do seu tempo x investimento.

(Visited 125 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais