Análise da harmonia de cores em vitrines

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Teoria sobre harmonia de cores não falta para ser estudada. Inclusive em nossos artigos você poderá encontrar várias opções. Mas direcionada para vitrinismo e com análise de projetos reais isso sim é difícil! Pensando nisso promovemos a análise de cores em quatro vitrines, favorecendo o entendimento e aplicação das harmonias nos espaços comerciais.
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Nessa primeira vitrine o tipo de harmonia de cores usada foi a Harmonia Complementar. Esse tipo de harmonia acontece quando duas cores opostas no círculo cromático (a 180 graus uma da outra) são combinadas. Essa combinação oferece alto contraste, o que é ideal para atrair a máxima atenção do consumidor. Dica: escolha uma cor que será dominante, a outra cor deve estar representada em detalhes.
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Como no exemplo, no qual todo o fundo da vitrine está em violeta e apenas 3 elementos (os guarda-chuvas) estão em amarelo.
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Nessa vitrine o tipo de harmonia de cores usada foi a Harmonia Concordante (ou Harmonia do Complemento Dividido). É a harmonia conseguida através da mistura de uma tonalidade da escala com as duas vizinhas da cor diretamente oposta a primeira. Utiliza uma cor como principal e duas adjacentes ao seu complementar. Oferece grande contraste sem gerar muita tensão. Dica: utilize uma cor quente como destaque para dar enfase na cores frias.
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O tipo de harmonia de cores usado nesse exemplo é a Harmonia Quadricromática Quadrangular. A harmonia de 4 cores raramente é empregada no varejo, pois sua complexidade pode mais confundir do que explicar, gerando o caótico.  Dica: escolha uma cor como sendo a dominante, 2 cores subordinadas e 1 última cor para dar destaque.
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A utilização das cores nesse exemplo foi feita a partir de um degrade de cores do Círculo Cromático. Pelo ângulo que em a foto foi feita percebe-se que o degrade de cores começa no verde, passando pelo amarelo, laranja até chegar no vermelho. Provavelmente as outras cores do círculo estão na parte que não pode ser vista na foto.
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* Carla Barroso Marks é colunista colaborativa do MMdaMODA. Tecnóloga em Processamento de Dados e Pós-Graduada em Gerenciamento de Marketing, trabalha na área de Visual Merchandising & Store Design desde de 2003 no varejo de moda e também atua na área como consultora (carlamarks@terra.com.br)
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