Visual Merchandising e Capitalismo Consciente – qual a relação?
Muitos fatores, episódios e resultados de pesquisas apontam num mesmo sentido: a sociedade ocidental caminha para um novo modelo capitalista, chamado até agora de Capitalismo Consciente. O termo, aparentemente incoerente, revela uma visão mais ampla da sustentabilidade, já que ultrapassa as questões de responsabilidade social e ecológica. Na medida em que as pessoas exigem…
5 tendências para o varejo, segundo NRF Retail Big Show 2017
Durante o FRV 2017 (Fórum Regional do Varejo), que aconteceu em 16/05/2017 no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, foram apresentados alguns insights em tendências para o varejo a partir do conteúdo da NRF Retail Big Show 2017. Apontamos aqui os 5 principais tópicos. 1. Realidade aumentada de forma utilitária: o aplicativo “Dressing Room” foi lançado…
6 elementos de design aplicados ao Store Design
Podemos compreender design como a arte de coordenar formas, linhas, texturas, luzes, materiais e cores para criar espaços e/ou objetos que satisfaçam à três pontos fundamentais: a função, as necessidades objetivas e subjetivas dos usuários e a utilização coerente e harmônica dos materiais. Um design deverá ser percebido basicamente de duas maneiras, pela percepção visual,…
SMI 2017 ed. 1 tem novo formato e aponta tendências de consumo para 2018
Ontem (28/03) aconteceu em São Paulo, no Galpão VB da Associação Cultural Videobrasil, o novo formato do tradicional evento de confirmação de tendências chamado SMI (Senac Moda Informação). Nas suas 48 edições anteriores, a proposta do encontro – que atrai profissionais da cadeia têxtil de todo o país há 24 anos – sempre esteve focada…
Alerta de VM: cactos
Diversos fatores contribuem para que os modismos aconteçam no visual merchandising: projetos de marcas vanguardistas, tendências de moda, macrotendências de consumo. Parece que a soma disso tudo despertou a atenção dos VMs e vitrinistas para os cactos! + Alinhados a cor do ano, o Pantone Pistachio Green, os cactos veem em substituição a febre dos…
4 elementos compositivos que chegaram para ficar no store design
A escolha dos elementos compositivos do store design, muitas vezes, fica à cargo do visual merchandiser. Por isso, é importante compreender as diferenças, aplicações e especificidades técnicas dos diversos materiais de acabamento para também interagir com arquitetos e designers de interiores, primando não somente pela questão técnica, mas também favorecendo o projeto de ambientação que…
Upcycling: sustentabilidade e diferenciação para o visual merchandising
Nunca se falou tanto em upcycling como agora. Mas, afinal, o que é isso? + É um termo em inglês que designa algo bastante comum no Brasil. Lembra daqueles famosos 3Rs? (Reduzir, reutilizar e reciclar). Pois é, upcycling nada mais é do que o R de Reutilizar, ou seja, dar um novo uso para algo…
Cursos internacionais de formação em visual merchandising
Você já deve ter percebido que não há cursos de formação profissional específica em visual merchandising no Brasil. E está correto, já que a meia dúzia de cursos livres, extensões universitárias e especializações (lato sensu) ofertadas na praça não conferem diplomas, mas apenas certificados. + O diploma, por ser um documento formal, só pode ser emitido por instituições de ensino com cursos reconhecidos pela…
Técnicas de exposição de produtos para lojas de material de construção
O varejo de materiais de construção demonstra-se bastante consolidado no Brasil, haja vista dados de uma pesquisa realizada pela ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), a qual aponta a existência de aproximadamente 133 mil varejistas de materiais de construção no país, dos quais 81% das lojas têm mais de 10 anos de…
Qual a diferença entre shopper, consumidor, comprador e cliente?
São tantos termos que procuram designar os papeis das relações que consumo que, facilmente, ficaríamos confusos. E a lista não para: agora só se fala em shopper no varejo. Mas entenda que essas nomenclaturas não são modismos, na realidade elas refletem uma nova forma de compreender o consumo que, cada vez mais, está complexo. +…
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