Conheça os Estilos Universais aplicados ao store design e ao visual merchandising

19 de junho de 2018 . by Eduardo Vilas Bôas

A americana Alyce Parsons desenvolveu, ainda na década de 1980, o PASS (Proportion Analysis/Style Selection), sistema que trouxe o conceito de “estilo universal” a partir de estudos do comportamento do consumidor. O termo Estilo Universal descreve a combinação de estilos que melhor refletem a totalidade de um indivíduo: sua identidade, suas atitudes, seus valores, seu…

LEIA MAIS

Visual merchandising para lojas masculinas

21 de maio de 2018 . by Eduardo Vilas Bôas

Quando falamos em visual merchandising (VM) inevitavelmente as pessoas pensam em “exposição de produtos”. Apesar do VM ser muito mais do que só a exposição (você pode ler sobre o conceito aqui), é compreensível que essa ideia se arraste até hoje, pois, durante décadas, foi a única preocupação do varejista: expor bem para vender mais….

LEIA MAIS

Rede Leader chega a São Paulo investindo no visual merchandising como diferenciação

3 de maio de 2018 . by Cristiane Mendes

A rede de lojas Leader, especializada em artigos de vestuário e moda casa com base no Rio de Janeiro, inaugurou suas primeiras lojas no Estado de São Paulo no mês de abril, sendo três delas em Campinas e uma em São José dos Campos. Com mais de 60 anos de história, a Leader vem crescendo no varejo nacional…

LEIA MAIS

Visual Merchandising a serviço da loja sem gênero: categoria brinquedos

14 de março de 2018 . by Eduardo Vilas Bôas

Recente matéria publicada no Portal G1 discute as mudanças que vêm ocorrendo no segmento de brinquedos. Segundo dados dos fabricantes ouvidos pelo G1 na 35ª Feira Internacional de Brinquedos (Abrin), a maior feira de brinquedos da América Latina, o estereótipo ‘menino x menina’ ainda impera, porém, as meninas têm sido mais facilmente atraídas para carrinhos…

LEIA MAIS

O que podemos aprender com a primeira loja inteligente da América Latina?

1 de março de 2018 . by Eduardo Vilas Bôas

Toda vez que o tema é o futuro do varejo, não há como negar a necessidade de inserir e integrar, cada vezes mais, a loja física ao universo da tecnologia. Vários cases despontam no cenário internacional, mas poucos exemplos reverberam com tamanha expressividade no varejo nacional. Por isso, cases de inovação brasileiros com o uso…

LEIA MAIS

Como fazer visual merchandising em lojas colaborativas?

1 de fevereiro de 2018 . by Eduardo Vilas Bôas

  As lojas colaborativas têm crescido no país, sobretudo nas capitais, que geralmente reúnem condições mais favoráveis às experimentações de novos modelos de negócios. Vale destacar também que essas lojas têm uma dinâmica diferente de uma tradicional loja multimarcas: o gestor do espaço não compra as mercadorias para revenda, apenas subloca pequenos ou médios espaços…

LEIA MAIS

5 dicas de visual merchandising para lojas pequenas

12 de dezembro de 2017 . by Carla Barroso Marks

Espaços pequenos também têm seu charme – e um enorme potencial. Pensando nas maiores dificuldades dos pequenos pontos preparamos algumas dicas para deixar as lojas compactas bem mais atrativas. 1. A primeira avaliação a ser feita é sobre o mix de produtos. Como o espaço é pequeno é preciso selecionar com cautela quais itens são…

LEIA MAIS

Identidade visual: sua loja bonita, funcional e memorável

28 de setembro de 2017 . by Cristiane Mendes

Já dizia o filósofo chinês Confúcio: “uma imagem vale mais que mil palavras” sendo assim, não podemos deixar dar a devida importância à identidade visual de uma loja, pois, assim como os demais componentes do visual merchandising, também deve ser coerente com a imagem da marca, reforçando sua estratégia global. A comunicação visual, como um…

LEIA MAIS

Novo Varejo: menos produtos e mais experiência

20 de setembro de 2017 . by Eduardo Vilas Bôas

Visual Merchandising é uma ferramenta empregada na gestão de lojas, mas que transcende a missão comercial. Ajuda nas vendas? Claro que sim, mas seu propósito hoje é muito maior, afinal, uma atmosfera de loja bonita, produtos adequadamente expostos, layout intuitivo e tantas outras ferramentas que podem ser trabalhadas no ponto de venda (PDV) têm, na…

LEIA MAIS

Visual Merchandising e Capitalismo Consciente – qual a relação?

8 de agosto de 2017 . by Eduardo Vilas Bôas

  Muitos fatores, episódios e resultados de pesquisas apontam num mesmo sentido: a sociedade ocidental caminha para um novo modelo capitalista, chamado até agora de Capitalismo Consciente. O termo, aparentemente incoerente, revela uma visão mais ampla da sustentabilidade, já que ultrapassa as questões de responsabilidade social e ecológica. Na medida em que as pessoas exigem…

LEIA MAIS