Conheça os Estilos Universais aplicados ao store design e ao visual merchandising

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A americana Alyce Parsons desenvolveu, ainda na década de 1980, o PASS (Proportion Analysis/Style Selection), sistema que trouxe o conceito de “estilo universal” a partir de estudos do comportamento do consumidor.

O termo Estilo Universal descreve a combinação de estilos que melhor refletem a totalidade de um indivíduo: sua identidade, suas atitudes, seus valores, seu humor, seu estilo de vida. O resultado da pesquisa foi um compilado de padrões e características organizados em sete padrões de estilos que refletem os interesses de consumo dos indivíduos.

Os estilos foram, então, agrupados em quatro eixos: estilos básicos, temáticos, relativos à sexualidade e acentuados. Sendo que o expressivo e o sexy permeiam outros dois eixos cada um, conforme apresenta o gráfico abaixo.

Vamos conhecer um pouco do perfil de cada um dos sete Estilos, bem como algumas indicações de store design e visual merchandising que se adequam aos diversos perfis.

1. ESTILO CLÁSSICO: pouco interesse pela moda, maior demanda por durabilidade. Não gosta de cores muito fortes e brilhantes e estampas com contrastes fortes. Looks coordenados e poucos acessórios. Só complementos. Têm facilidade em se vestir para o trabalho e dificuldade para se vestir para o passeio. De forma geral, são discretos.

LINGUAGEM NÃO-VERBAL: confiável, estável, maduro, conservador, previsível e rígido

AMBIENTE: sobriedade, simetria, baixo contraste de cor, estampas geométricas/discretas, linhas retas, tecidos naturais, madeira, acromáticos preto/cinza + tons pastel.

2. ESTILO DRAMÁTICO: de estilo marcante, não se importa de correr riscos. Encara o ato de vestir como uma performance teatral. Gosta de cores vibrantes, estampas com forte contraste e tem adoração pelo preto e tons menos saturados. Não tem medo de fazer combinações arrojadas. Gosta do design diferente, assimetria e preza a qualidade. Seu objetivo: “Atrair a atenção para a aparência”.

LINGUAGEM NÃO-VERBAL: o estilo dramático é inovador, desafiador, forte, porém exagerado e intimidante.

AMBIENTE: excesso de informação, formas pontiagudas, alto contraste de cor, prefere cores quentes, loja temática, imagem única/exclusiva, assimétrico e irregular, antecipação e/ou lançamento de tendências.

3. ESTILO ROMÂNTICO OU RETRÔ: é uma mulher delicada, feminina. Já o homem é retrô e cult. Gosta de cores leves e tons pastel. Se preocupa pouco com moda. Peças artesanais. Prefere o fluído e orgânico. Estampas pequenas, sobretudo, as florais com pouco contraste de cores.

LINGUAGEM NÃO-VERBAL: delicada, amistosa, feminina, dificuldade para tomar decisões, nostálgicos/valor histórico, delicados, magoáveis e submissos.

AMBIENTE: arabescos, rendas e babados. Móveis de antiquário. Cores quentes (pastel). Minimalista. Ar bucólico. Intimista/Reservado.

4. ESTILO EXPRESSIVO OU CRIATIVO: suas escolhas são sempre criativas. Não é adepto dos básicos. Gostam muito de moda, mas também não são escravos dela. Senso grande de liberdade e adora viajar. Peças étnicas – hippie chic. Ama cores, texturas, bordados, franjas – tudo o que estimule o toque. Adora estampas e não tem medo de mesclá-las.

LINGUAGEM NÃO VERBAL: criativo, singular, viajado, desencanado, excêntrico , descomprometido e ousado.

AMBIENTE: Referências orgânicas. Linhas curvas. Texturas. Mix de estampas. Loja tátil. Pontos de criatividade. Não gosta muito de metais. Móveis customizados. Muitas cores com médio contraste.

5. ESTILO NATURAL: adora programas ao ar livre, ecoturismo, etc. Nunca sacrifica o conforto pela beleza. Gosta de peças informais. Estampas (só se for em tons neutros). As cores preferidas são neutras e lembram a natureza, como os tons terrosos e verdes. Prefere os tecidos com fibras naturais e nunca escolhe os sintéticos. Pouco ou nenhum acessório e opta sempre por um modelo casual. São avessos à moda!

LINGUAGEM NÃO-VERBAL: aberto, ecológico, descontraído, amistoso, descomplicado e pouco vaidoso.

AMBIENTE: Loja clean: poucas cores, texturas e referências de moda. Apelo ecológico,  social ou do natural. Loja intuitiva e clara. Buscam experiências inteligentes/conteúdo. Curtem atividade física no meio: bicicleta, caminhada e corrida.

6. ESTILO ESPORTIVO OU DESPOJADO: É descontraído, casual e entusiasmado. Leva a vida com um bom humor contagiante. Prefere roupas com ar esportivo, adora a praticidade do jeans e a leveza das camisetas. Poucos acessórios. Pouca afinidade com a moda. Estampas são as retas e as gráficas. Não gosta da formalidade dos tailleurs e terninhos. Cores alegres e acessórios simples.

LINGUAGEM NÃO-VERBAL: descontraído, jovial, ágil, acessível, tecnológico e imatura.

AMBIENTE: Ambiente organizado e prático. Metódico, regular e simétrico. Prefere tons pastel, mas absorve bem a cor. Lojas mais comerciais e padronizadas. Toques de irreverência lhe agrada. Curte tecnologia. Conhece as tendências.

7. ESTILO SEXY OU SENSUAL: É sedutora e gosta de valorizar seu corpo. Opta por roupas que se ajustem às suas formas ou que expõem sua pele bem cuidada. Gosta de decotes, fendas, brilhos e transparências. Não tem medo de inovar nas cores e tira muito partido do preto, do vermelho e do pink e outras cores mais fortes. Ama moda!!! Não gosta de nada “apagado”, mas aposta sempre em peças marcantes e estampas que chamam a atenção (contraste). Adora estampa de bicho. Acessórios vistosos, pulseiras em abundância, bolsas grandes etc.

LINGUAGEM NÃO-VERBAL: poderoso, ousado, confiante, exuberante, exibicionista, egoísta e pouco sofisticado.

AMBIENTE: linhas curvas. Cores quentes e alto contraste. Imagens de moda. Estampa de bicho e texturas. Espelhos! Dourado e metais. Ver e ser vista: vitrine aberta, estruturas transparentes, provador formato passarela. Referências com conotação sexual e poder.

Para o visual merchandiser conhecer os Estilos do seu público-alvo é ter acesso a um material rico de referências estéticas, como cores, texturas e formas, que poderão ser empregadas na construção de lojas, na montagem de looks e na exposição de produtos cada vez mais identitários.

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