O que podemos aprender com a primeira loja inteligente da América Latina?

loja-inteligente-tecnologia 1

Toda vez que o tema é o futuro do varejo, não há como negar a necessidade de inserir e integrar, cada vezes mais, a loja física ao universo da tecnologia. Vários cases despontam no cenário internacional, mas poucos exemplos reverberam com tamanha expressividade no varejo nacional. Por isso, cases de inovação brasileiros com o uso da tecnologia no PDV (Ponto de Venda) merecem ser destacados.

E a loja da Billabong no Alphaville é um desses cases de sucesso. Aliás, trata-se da 1ª Loja Inteligente da América Latina, inaugurada em 28/04/2011. E, mesmo depois de anos desse feito, muitos varejistas ainda estão perdidos ou inseguros quanto a necessidade de mudança ou qual o melhor caminho a percorrer.

Vamos então compreender melhor o que a levou a Billabong tornar-se precursora?

O projeto de loja para a marca foi desenvolvido pela Vip-Systems e trata-se da materialização do conceito de uma Loja Inteligente que congrega os insumos mais atualizados para o varejo multicanal, que se baseia no uso convergente de tecnologias da informação para melhorar a experiência de compra do shopper integrando: interatividadeentretenimentomobilidade,
gestãovarejo socialrelacionamentoprevenção de perdasotimização de processos, em fim, experiência de compra diferenciada integrada em um único ambiente.

A partir de julho de 2011, começaram a ser etiquetadas as roupas com RFID e instaladas as novas soluções que envolviam várias AIDCs e TIs. O objetivo, segundo a Vip-Systems, era entender a relação existente entre o uso de TI (tecnologia da informação) e de AIDC (identificação e captura automática de dados) no varejo de autosserviço e as respectivas mudanças que são provocadas ou viabilizadas nos processos da área de loja, bem como a análise dos benefícios oferecidos por estas mudanças e tecnologias, em termos de custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação.

As soluções implantadas na BILLABONG ALPHAVILLE podem ser observadas no gráfico abaixo:

Clique para ampliar esta imagem

A tecnologia é um dos fatores críticos de sucesso para a BILLABONG, pois de acordo com a visão de sua diretoria, conforme explanado pelo Sr. Leonardo Santos (Gerente de TI do Grupo), ajuda a reduzir as perdas, otimizar os processos, simplificar todas as operações que envolvam movimentação e controle de produtos, bem como reduzir perdas e filas, além de garantir maior acuracidade de inventários e disponibilidade de produtos.

A Loja Inteligente já recebeu visitas de pessoas de todos os continentes e foi destaque na CeBIT 2012, maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Hannover – Alemanha.

E você, pequeno ou médio lojista, já procurou vivenciar experiência parecida? Muitos insights criativos podem surgir a partir desse tipo de imersão. Explore o comércio ao seu redor sim, mas também busque referências nas marcas inovadoras – por mais longe que elas estejam do seu negócio.

Esse conteúdo foi extraído e adaptado (com autorização) do site Vip-Systems.

(Visited 541 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais