Experiência de compras chega ao varejo de beleza
Já tratamos diversas vezes aqui no MMdaMODA sobre a experiência de compras no varejo e, como era previsto, essa questão antes restrita ao setor de confecção agora já pode ser conferida no segmento de beleza e cosmética. + Fui convidado para conhecer a nova unidade da Ikesaki Campinas, recém-inaugurada no quarto maior shopping em ABL…
Lousas promovem saudosismo e reforçam novidades no varejo
Já faz uns 2 anos que as lousas entraram no varejo. Isso mesmo, lousas! Elas fazem referência a uma antiga prática das feiras livres de exporem seus preços escritos no giz. Como esses produtos alimentícios são muito sazonais, as lousas são uma forma rápida, prática e personalizada para o feirante atualizar os itens que estão…
Equilíbrio, ritmo e contraste são alguns dos 7 princípios de design que podem ser utilizados no visual merchandising
O design é a arte de combinar formas, linhas, texturas, luzes, materiais e cores para criar um espaço ou objeto que satisfaça três pontos fundamentais: a função, as necessidades objetivas e subjetivas dos usuários e a utilização coerente e harmônica dos materiais. + Para uma loja de moda essas premissas são fundamentais, já que o…
Cuba, grafite, games e povos do sol são tendências de moda para a Primavera Verão 2016/2017
Aconteceu dia 22/05, no auditório da Livraria da Vila no Galleria Shopping, em Campinas/SP, a 7ª edição do Seminário de Tendências Primavera-Verão 2016/2017, organizado pela Tendere – Pesquisa de Tendências e Soluções em Negócios da Moda. Foram apresentados os resultados dos estudos e pesquisas realizados em feiras especializadas e exposições de arte, design e moda…
Campinas recebe a maior loja da Forever 21 do país
A inauguração será no dia 23 de maio, mas a abertura para impressa ocorreu hoje. Além de ser a maior unidade da rede no país, a loja faz parte do processo de expansão do Parque D. Pedro Shopping e será a primeira a vender a linha plus size. + A Forever 21, aclamada rede americana…
Artigo científico sobre visual merchandising
O tema do visual merchandising tem sido objeto cada vez mais frequente de estudos acadêmicos, porém ainda longe do volume ideal. Por isso, gostaria de compartilhar com vocês um artigo assinado por Eduardo Vilas Bôas (aqui do MMdaMODA) e por Eduarda Escila Ferreira Lopes, professora da UNIARA, recém publicado pela Revista IARA – Moda, Cultura e…
Macrotendência vintage
Não é novidade que o velho está na moda! Livros, reportagens, sites, filmes, propagandas, marcas, eventos, há uma variedade considerável de ações focando esse novo nicho de mercado, o vintage. + A necessidade do consumidor em resgatar o nostálgico é consequência do momento cultural no qual vivemos. Após a overdose de tecnologia e internet na…
Equipamentos: araras de 1, 2 e 3 eixos
A necessidade de renovação constante das lojas e o orçamento cada vez mais enxuto do varejo, refletiu na criação de um tipo de equipamento versátil para o ponto de venda. A partir de eixos verticais são acrescidos periféricos (acessórios, como barras e braços) que aumentam a capacidade e o tipo de exposição dessas araras. +…
Percepção visual: a intensidade no visual merchandising
Nos três últimos artigos discutimos o contraste, o movimento e a incongruência no processo de percepção visual. Eles são três dos quatro artifícios de comunicação visual que podem prender a atenção dos consumidores no ponto de venda, já que despertam o processo de percepção visual no indivíduo. + + Hoje vou abordar o último artifício…
Percepção visual: a incongruência no visual merchandising
Nos dois últimos artigos discutimos o contraste e o movimento no processo de percepção visual. Eles são dois dos quatro artifícios de comunicação visual que podem prender a atenção dos indivíduos no ponto de venda, junto com a intensidade e a incongruência. + Hoje vou abordar o artifício da incongruência. Mas o que é algo…
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