Experiência de compras chega ao varejo de beleza

centrotC3A9cnicoikesakicampinasexperC3AAnciadecompra26-1
Já tratamos diversas vezes aqui no MMdaMODA sobre a experiência de compras no varejo e, como era previsto, essa questão antes restrita ao setor de confecção agora já pode ser conferida no segmento de beleza e cosmética.
+
Fui convidado para conhecer a nova unidade da Ikesaki Campinas, recém-inaugurada no quarto maior shopping em ABL (Área Bruta Locável) do país, o Shopping Parque Dom Pedro. E como é de se imaginar, a megaloja não poderia ter pequenas proporções.
+
Confesso que como a maioria dos campineiros nunca tinha ouvido falar da marca. Para mim soou como “mais uma grande loja de cosméticos” e, com esse pensamento, fui conhecer a loja. E, claro, para minha surpresa quebrei a cara ao conhecer o conceito.
+
Sim, eles vendem cosméticos e produtos de beleza. É a rede com o maior número de artigos à venda – ultrapassam os 20 mil. Mas produto pelo produto você pode comprar no próprio e-commerce ou no televendas da marca ou em qualquer concorrente. O que diferencia a Ikesaki, no entanto, é a experiência de compras. Você não sabe para que serve determinado artigo? Tem dúvidas sobre qual marca escolher? A equipe de vendas (consultores que são profissionais da beleza) está constantemente em treinamento para indicar o melhor para cada necessidade. Eles realmente entendem sobre o que estão vendendo.
+
Fiquei olhando alguns atendimentos reais e, eu mesmo, solicitei ajuda sobre alguns itens que comprei. Engraçado que encontrei uma ex-aluna (Karen), que logo serviu de modelo para testar o xampu a seco que ficamos curiosos. E ela me garantiu que gostou!
Robson, Profissional Ikesaki, aplicando xampu a seco nos cabelos da Karen.
+
O que mais me chamou a atenção foi a “área de experiências de consumo”, onde você compra artigos específicos e profissionais aplicam em você na hora, sem custo. OK! Mas não é só um bom atendimento que determina uma experiência de compra satisfatória. E as soluções da Ikesaki continuam superinteressantes.
+
Além de um Centro Técnico, no qual eles atendem aproximadamente 12 mil pessoas por mês nas 8 lojas da rede, ensinando as novidades de técnicas e produtos do mercado (alguns cursos são para leigos e gratuitos, tem que ficar de olho na programação). Eles também vendem produtos das linhas profissional para cabeleireiros cadastrados (você precisa levar certificado de formação e CNPJ do estabelecimento comercial), espaço que eles chamam de Top Profissional.
+
Espaço Top Profissional
+
Mas se você não é profissional da beleza, não tem problema, além dos itens comerciais que você pode comprar, o seu cabeleireiro cadastrado na Ikesaki pode te indicar para o Top Salon Store, um espaço no qual só clientes indicadas compram produtos profissionais para manutenção em casa.
9+
Cliente indicado ao Top Salon Store recebe cartão de acesso
e prontuário com prescrição dos produtos da linha profissional.
Por ser uma megaloja, a categorização de produtos é fundamental para orientar o consumidor no espaço interno. O layout da loja está organizado conforme os princípios teóricos, ou seja, na Zona Quente você encontra as principais categorias de produtos para a marca, que são as maquiagens, cosméticos de tratamento e perfumaria. Também há uma ilha flex que expõe produtos de outros setores, sinalizando a existência de algumas categorias que poderiam ficar “ocultas” do cliente na imensidão da loja, como é o caso dos equipamentos de salão de beleza que estão alocados no mezanino.
+
Ilha de produtos na entrada da loja: amostras do que você pode encontrar no interior.
+
Na Zona Fria da loja encontram-se categorias de destino, como coloração, cutelaria e os espaços Top Profissional e Top Salon Store. Como indicado na teoria de layout, os caixas ficam do lado esquerdo do layout, embaixo do mezanino.
+
A maioria dos móveis é preta e com alto brilho, aumentando a percepção de prestígio. Mas tiveram o cuidado de trabalhar com móveis brancos para os esmaltes, já que essa cor de fundo favorece a leitura das cores pelos consumidores.
+
Minha única crítica a loja é a falta de um setor exclusivo para os homens. Na magnitude do projeto e frente o modelo vanguardista da marca, faltou um cantinho para chamar de meu (risos). Produtos para o universo masculino há vários, claro, inclusive fiz minhas comprinhas… porém estão distribuídos junto dos femininos nas respectivas categorias de produtos (xampu com xampu, lâmina com lâmina), o que na verdade pode incomodar alguns homens mais apressados ou tímidos.
+
Saldo final: uma ótima experiência de compra. Vale a sua visita.
+

 

 

 

 

 

A loja é tão grande que tem até carrinho de compras.

 

Ficou com dúvida se a chapinha é boa? Pode testar
Enorme quantidade de tintas fantasia, artigos difíceis de encontrar.
Espaço Compre e Aplique. Mensalmente parcerias com marcas diferentes.
Acesso ao Centro Técnico – mezanino
Curso que estava acontecendo em um dos 3 auditórios da Ikesaki.

Blogueiras convidadas e Paulo (camisa branca) que nos guiou pela loja.
(Visited 575 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais