Seminário aponta grupos de gosto para pesquisa de tendências

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No dia 30 de maio foi realizado no CPV da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp o 5º Seminário de Tendências de moda: edição Primavera-verão 2015-2016, promovido pela Tendere. Patricia Sant’Anna, diretora de pesquisa e fundadora da Tendere, abriu o evento falando sobre consumo nos mercados globais, nacionais e regionais. Sant’Anna destacou a importância dos países emergentes no cenário de moda global – os famosos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) – e os mais novos emergentes, como Turquia, na competição e cooperação do mercado de moda global.
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O ponto alto do Seminário de Tendências é a revelação das pesquisas realizadas pela Tendere em quatro macrotendências para a próxima coleção. Primeiro, é apontada a metodologia de pesquisa da Tendere, que indica os quatro tipos brasileiros de consumo e life style: a saber, Popular EnsolaradoLatino Urbano, Estilo Praiano e Cidadão do Mundo. Depois, foram reveladas as macrotendências de cada estação, a cartela de cores, as peças-chave e as possíveis aplicações das tendências em produtos dos segmentos feminino, masculino, infantil, joalheria e de design de superfície.
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Nesse primeiro texto abordamos os “grupos de gostos”, referencial organizativo para as tribos urbanas de acordo com o seu life style, o que leva em consideração o que vestem, o que leem, os lugares que frequentam, as músicas que ouvem etc. Os grupos apresentados no seminário foram:
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Pop Tropical – grupo formado pelas camadas mais populares dos países do hemisfério sul que misturam elementos globais com referências locais muito pungentes. Tem manifestações diferentes de acordo com cada região, mas são de forma geral exuberantes. São pessoas que não tem medo do excesso, que se assume e tem orgulho de ser como são. Agrupam-se aqui as “piriguetes” com toda sua sensualidade exacerbada, com as pernas de fora (mesmo que não sejam tão bonitas assim porque elas não têm vergonha de mostrar). Nesse grupo as mulheres não têm medo de estampas, nem de fazer mix de estampas. Gostam de muitos acessórios, de óculos grandes… Exemplo no meio musical: Banda Uó. Personalidades que pertencem ao grupo: Jennifer Lopez, Sabrina Sato e Gabi Amarantos.
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Latino Urbano – são pessoas que vivenciam a realidade do universo. O uso de cor em seu look é pontual, como nos acessórios ou em alguns detalhes da roupa. Adora moda, porém é mais contido que o grupo citado anteriormente. É o morador de cidades conurbadas, como São Paulo. Gosta de mostrar que é sofisticado e acompanha a moda especialmente seguindo blogueiras do meio. É o tipo de mulher que se ousa no decote, cobre as pernas e, se deixa as pernas à mostra, cobre as demais partes do corpo. Personalidades que representa o grupo: Julia Petit e Camila Coutinho (do blog de moda Garotas Estúpidas).
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Karioka – É o grupo que reflete o modo como o estrangeiro vê o brasileiro. É um life style que também pode aflorar em quem mora em cidades grandes e que não são necessariamente litorâneas. É extremamente casual, gosta de usar roupas confortáveis, “roupas de casa”. É o estilo mais forte no Brasil. São as pessoas que gostam de moda também e conseguem ser elegantes mesmo usando rasteirinha e vestidão. Gostam de californianas nos cabelos. O contato com a natureza é fundamental. Nas estampas gostam de folhagens, cores contrastantes, a cor verde (em excesso), estampa de fauna e flora e tudo que represente um lado intimista que mostre sua vivência com a natureza. Personalidade que representa o estilo: Gisele Bündchen.
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 +Sofisticado – São pessoas atentas a arte, música, dança, design, espetáculos. Fascinadas por tecnologia. Pagam caro em suas roupas. São antenados e elitizados. É um grupo pequeno que gosta também de viajar e de mostrar que é uma pessoa atualizada. Gostam de peças simétricas e monocromáticas. Pouca ou nenhuma estampa.
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Sobre a Tendere
A Tendere realiza pesquisa de tendências a partir da realidade do hemisfério sul. Visa gerar insights criativos e de sucesso para empresas no sistema da moda. Preocupada com o sucesso global de todos que utilizam as tendências que produzimos, a Tendere desenvolve soluções em negócios de moda, design estratégico, marketing digital e desenvolvimento de produtos (estúdio).
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2 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa a matéria, principalmente que ésobre uma moda acessível a vários tipos de mulher, não somente as modelos-magérrima.Acho qu faço parte do Latino Urbano com uma mesclada de Cidadão do Mundo!! Só nã estou morando numa grande cidade hahah,bjus

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