Você sabe o que é um LookBook???

lookbook-blend-1
Hoje virou febre na internet alguns sites (e blogs!) que postam fotos com um look completo do fashionista. Nada contra a brincadeira, mas LookBook no Visual Merchandising tem outro significado.
Antes, precisamos entender outro conceito. Toda empresa varejista que tem mais de uma filial deve se preocupar em construir o seu Manual de Visual Merchandising. Nele constará toda a política (essência) de merchandising praticada pela marca, além de muitas regrinhas de exposição de produtos que devem ser seguidas rigorosamente. O Manual, na verdade, é um documento de vida útil longa, pois seus parâmetros norteiam a loja de uma forma genérica e atemporal.
Mas, quando há o lançamento de novas coleções, muitas coisas devem ser organizadas dentro de uma loja. Sabemos que um dos papéis do merchandiser é a coordenação de peças nas exposições de Parede, Vitrinas e Pontos de Informação. E o LookBook se propõe a isso, complementando o Manual, através da: 
  • Apresentação do conceito das tendências que englobam a nova coleção, integrando toda a equipe na mesma linguagem de vendas; 
  • Apresentação dos novos produtos (chave) que compõe a coleção; 
  • Indicação de combinações com os produtos destacados, que estarão na loja, subdivididos por estilo/tema (através do lifestyle ou micro-tendência), o que resulta no aumentando das vendas de Peças Adicionais (P.A); 
  • Padronização das exposições dentro de todo o PDV da rede, incluindo lojas próprias ou franquias, etapa fundamental no processo de fortalecimento da imagem e percepção da marca.
Veja abaixo o LookBook para o Inverno 2011 da Blend!
Indicação de cores referentes ao tema “July Delivery”
Modelo vestindo os produtos em opções de coordenação.
Vista frontal dos desenhos ilustrados, indicando o modelo, referência e cores. 
Layout de Displayagem e Massificação nos módulos de Parede.
(Visited 4.958 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais