Hoje virou febre na internet alguns sites (e blogs!) que postam fotos com um look completo do fashionista. Nada contra a brincadeira, mas LookBook no Visual Merchandising tem outro significado.
Antes, precisamos entender outro conceito. Toda empresa varejista que tem mais de uma filial deve se preocupar em construir o seu Manual de Visual Merchandising. Nele constará toda a política (essência) de merchandising praticada pela marca, além de muitas regrinhas de exposição de produtos que devem ser seguidas rigorosamente. O Manual, na verdade, é um documento de vida útil longa, pois seus parâmetros norteiam a loja de uma forma genérica e atemporal.
Mas, quando há o lançamento de novas coleções, muitas coisas devem ser organizadas dentro de uma loja. Sabemos que um dos papéis do merchandiser é a coordenação de peças nas exposições de Parede, Vitrinas e Pontos de Informação. E o LookBook se propõe a isso, complementando o Manual, através da:
- Apresentação do conceito das tendências que englobam a nova coleção, integrando toda a equipe na mesma linguagem de vendas;
- Apresentação dos novos produtos (chave) que compõe a coleção;
- Indicação de combinações com os produtos destacados, que estarão na loja, subdivididos por estilo/tema (através do lifestyle ou micro-tendência), o que resulta no aumentando das vendas de Peças Adicionais (P.A);
- Padronização das exposições dentro de todo o PDV da rede, incluindo lojas próprias ou franquias, etapa fundamental no processo de fortalecimento da imagem e percepção da marca.
Veja abaixo o LookBook para o Inverno 2011 da Blend!
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2011/04/lookbook-blend-0.png) |
Indicação de cores referentes ao tema “July Delivery” |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2011/04/lookbook-blend-2.png) |
Modelo vestindo os produtos em opções de coordenação. |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2011/04/lookbook-blend-3.png) |
Vista frontal dos desenhos ilustrados, indicando o modelo, referência e cores. |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2011/04/Imagem4.png) |
Layout de Displayagem e Massificação nos módulos de Parede. |
(Visited 4.976 times, 1 visits today)