Vitrines cenográficas

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Ao passar pela rua, em frente à sua loja, qual elemento é capaz de fisgar a atenção do cliente e fazer com que ele entre para consumir, ou mesmo para avaliar os seus produtos?
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Acertou se respondeu: a vitrine. Por meio dela, uma loja constrói sua identidade, mostra o perfil de consumidores que deseja atingir e conversa diretamente com o seu público.
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O professor da área de negócios da moda do Senac-SP, Eduardo Vilas Bôas, reforça que “a percepção visual é o alicerce de qualquer esforço para atrair clientes. Todo negócio que busca se diferenciar da concorrência deve começar cuidando para que esse primeiro impacto seja eficaz”. Por isso, é hora de inovar na sua apresentação, esbanjar criatividade para expor seus produtos e tornar sua loja um estabelecimento de destaque entre as demais, por meio da vitrine.
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Ambientação real
Com certeza, você já deve ter visto em algumas lojas verdadeiras reproduções de ambientes na vitrine. O manequim pode estar sentado em uma poltrona, em uma cadeira de praia, em uma sala de jantar ou sobre uma bicicleta. De acordo com a docente e coordenadora de moda da Escola Panamericana (SP), Monayna Pinheiro, esta é uma forte
tendência para a elaboração de vitrines e pode ser defi nida como ambientação real. “É uma vitrine que exige um trabalho de cenografi a, sempre focado na apresentação do produto. Elementos cenográficos trazem o consumidor para um ambiente específico, relacionando à ideia que a marca deseja transmitir”, explica Monayna.
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Nesses casos, o conceito é oferecer ao cliente, por meio da vitrine, um espaço de transição entre a sua casa e a loja e, conforme explica a docente, tem apresentado bons resultados. “É uma aproximação como um pedaço do seu lar. 75% das compras são decididas nos pontos de venda e esse tipo de exposição ajuda, e muito, a atrair os olhares. É
um chamariz para que o consumidor se identifique com algo corriqueiro de sua vida”.
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O planner de Design Merchandising e sócio-proprietário do StudioViz, Cláudio Trevizzo, completa: “O varejo está passando por um processo gigante de mudança. A cenografi a em vitrines, agora, é muito importante, ela conta uma história. A estrutura auxilia a compor um momento, paisagem, passeio, e ajuda a ilustrar o conceito da marca”.
Elementos
Para montar uma vitrine, com ambientação real impecável e atrativa, é preciso direcionar seus cuidados não apenas com as peças que serão apresentadas, mas sim com outros elementos da composição, tais como:
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• Iluminação: “Contribui para realçar as formas, o espaço, as texturas e as cores, cria sombras e dá profundidade. Diversos estudos têm mostrado que muito mais pessoas param em frente a vitrines que apresentam uma fascinante iluminação profissional”, explica Eduardo Vilas Bôas.
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• Cor: é o elemento que produz mais impacto em uma imagem e exerce atração psicológica no ser humano. A utilização da cor não pode ser feita arbitrariamente numa vitrine. É preciso encontrar uma linguagem específica, por meio da qual se consiga atingir os objetivos desejados junto ao público-alvo.
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 • Teto e piso: funcionam como suportes, logo, nenhum produto deve ser exposto nessas áreas. O piso pode variar em tons neutros que combinem com a composição da vitrine e o teto deve ter um sistema de parafusos ou ganchos que possibilitem a fixação de luzes, banners, móveis e objetos decorativos.
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• Fundos e laterais: são as “paredes” da vitrine. Conforme explica Trevizzo, são “áreas de mídia, importantes para a sustentação das cenografias e para comunicar uma campanha, além de fornecer sustentação ao ambiente”. O ideal é que a vitrine tenha uma parede inteira, ou meia-parede, em seu fundo, para não revelar todos os ambientes internos da loja. Assim, o consumidor se sente desafiado a entrar e conhecer.
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Entrevista concedida por Eduardo Vilas Bôas à Vivian Codogno para Revista Zune – Shelter Editora
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