(Re)pensando as vitrines de calçados e acessórios

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Muito mais do que no vestuário, os varejistas de calçados e acessórios teimam em acreditar que as vitrines são extensão do estoque. Empilham, apertam, criam arquibancadas e ainda inserem display de fabricantes e elementos decorativos, tudo para conseguir exibir nas “sagradas caixas de vidro” o mix de produtos completo.
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Tudo bem que a regra básica de visual merchandising diz que “aquilo que não é visto, não é comprado”, mas existem alguns limites críticos a serem observados, já que o cliente cada vez mais é seletivo e qualitativo, a concorrência aumentou vertiginosamente, a marca e a experiência de compra valem muito mais do que o produto. Logo, cuidado na exposição dos produtos é fundamental para não gerar um sentimento caótico no consumidor.
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Como um “vendedor silencioso” as vitrines devem cumprir seu papel de comunicar e valorizar modas, estilos, tendências, marcas… Vitrine não é sinônimo de expositor e sim gôndolas, armários, prateleiras que devem servir a exposição completa do mostruário. Vitrines encantam e seduzem os desejos do consumidor a partir de uma narrativa e, para tanto, é preciso eleger quais produtos têm perfil para serem os protagonistas dessa estória.
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O varejista deve ter ferramentas de gestão – além de muita percepção – para entender quais são – ou serão – os produtos mais procurados pelo seu público-alvo num dado período. A partir daí elegem-se marcas, modelos ou estilos de produtos que possam ser destacados e valorizados nas vitrines.
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Além dessa priorização de produtos, vale lembrar que o consumidor de moda, independente de classe social, não compra apenas o produto, mas um valor intangível, como beleza, status, diferenciação, alegria… esses valores devem estar explicitados nos projetos de vitrinismo, como podemos ver nos exemplos abaixo: produtos-chave em evidência e tematização para aumentar o valor percebido pelo consumidor. É assim que se faz vitrines para calçados, bolsas e acessórios!
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