Recessão não consegue afetar cobiça do consumidor por marcas de luxo

O mais recente estudo Global 500 da Brand Finance sobre as principais marcas mundiais sugere que, longe de cortar suas roupas, os consumidores estão voltando suas costas aos tradicionais favoritismos domésticos e produtos inferiores e abraçando um estilo de vida de luxo e marcas indulgentes apesar da perspectiva econômica sombria.
O relatório Global 500 da Brand Finance® mostra como a desaceleração global gera uma nova espécie de prova e aspiração, as “Alphabrands” (Marcas Alfa) às quais nos voltamos pela qualidade não obstante as circunstâncias econômicas. Resistindo às tendências dos consumidores em buscar produtos inferiores durante os tempos de incerteza econômica, nossos resultados mostram que os consumidores estão cada vez mais ansiosos para ceder ao design e costura inovadores e de alta qualidade. Algumas das principais cadeias de moda do mundo experimentaram um aumento dos lucros, com grandes marcas como Louis Vuitton (US$ 4,9 bilhões),Hermès (US$ 3,4 bilhões) e Polo Ralph Lauren (US$ 3,3 bilhões), aumentando seu valor da marca.
2012 viu também a reentrada de casas superiores da moda como Prada e Coach enquanto a Dior Christian e Burberry aparecem como novos membros nos índices do Global 500.
A marca de joias de luxo Tiffany & Cochegou também ao Global 500 pela primeira vez (US$ 2,9 bilhões), enquanto a fabricante de relógio suíço sob medida Cartier, entrou para o ranking das maiores marcas, com um valor de (US$ 3,1 bilhões).
À medida que os consumidores continuam se permitindo certos mimos durante a desaceleração, marcas comoRolls Royce veem um aumento de 17% no valor da marca para US$ 3,1 bilhões, enquanto Daimler e BMW se beneficiaram deste interesse renovado em automóveis luxuosos com aumentos da marca de 20% e 5%.
Outra evidência das ambições luxuosas dos consumidores é a queda do valor de supermercados populares como o Sainsbury’s (avaliado agora em US$ 5,8 bilhões), ASDA (US$ 9,4 bilhões) e até mesmo o Marks and Spencer’s (US$ 4,5 bilhões) que tem sofrido um ano difícil.
O mais recente eletrônico parece também ser um dever para o consumidor atua. As marcas de estilo de vida tecnológico dominam também os índices, aumentando suas posições na tabela do ano passado em 79%. 49 empresas de tecnologia aparecem no Global 500 deste ano, fazendo dela o setor mais valioso por certa margem.
A marca de estilo de vida tecnológico Apple ultrapassou a Google para ser a marca mais valiosa do mundo, tendo a mais elevada valorização calculada pela Brand Finance em impressionantes US$ 70,6 bilhões.
David Haigh, CEO da Brand Finance, comentou sobre os índices: “A ascensão à proeminência das marcas de luxo e estilo de vida no relatório deste ano é bastante impressionante. Enquanto o mundo permanece envolto em uma miséria econômica, as pessoas estão investindo seus árduos ganhos em marcas que elas sentem que podem confiar na produção de produtos de qualidade e duráveis. É também um sinal encorajador para a economia ver que o valor geral do Global 500 aumentou em 3,3% para US$ 3.415 bilhões do último ano.”
Rank 
Global 
2012
Rank 
Global 
2011
Marca
Grupo da 
Indústria 
Domicílio
Valor da 
Marca 
2012 
(USD)
Rating da 
Marca 
2012

Aumento 
no Valor da 
Marca
1
8
Apple
Tecnologia
Estados Unidos
$70,6 bilhões
AAA+
139%
22
23
BMW
Automóveis
Alemanha
$21,2 bilhões
AAA-
5%
32
46
American Express
Serviços Financeiros
Estados Unidos
$18,2 bilhões
AAA-
17%
201
259
Louis Vuitton
Moda
França
$4,9 bilhões
AAA
24%
258
Daimler
Automóveis
Alemanha
$4 bilhões
AA-
Nova
320
339
Hermes
Moda
França
$3,4 bilhões
AA+
9%
325
337
Polo Ralph Lauren
Moda
Estados Unidos
$3,3 bilhões
AA-
6%
357
Cartier
Moda
Suíça
$3,1 bilhões
AAA-
Nova
329
Prada
Moda
Itália
$3,3 bilhões
AA+
Nova
359
405
Rolls-Royce
Automóveis
Reino Unido
$3,1 bilhões
AA+
17%
360
Coach
Vestuário
Estados Unidos
$3,1 bilhões
AA
Nova
371
Burberry
Moda
Reino Unido
$3 bilhões
AA+
Nova
384
Tiffany & Co
Varejo
Estados Unidos
$2,9 bilhões
AAA-
Nova
420
498
Gucci
Moda
França
$2,7 bilhões
AA
21%
464
Christian Dior
Moda
França
$2,5 bilhões
AAA-
Nova
Rank 
Global 
2012
Rank 
Global 
2011
Marca
Grupo da 
Indústria
Domicílio
Valor da Marca 
2012
Rating da Marca 
2012
1
8
Apple
Tecnologia
Estados Unidos
$70.6 bilhões
AAA+
2
1
Google
Tecnologia
Estados Unidos
$47.5 bilhões
AAA+
3
2
Microsoft
Tecnologia
Estados Unidos
$45.8 bilhões
AAA+
4
4
IBM
Tecnologia
Estados Unidos
$39.1 bilhões
AA+
5
3
Walmart
Varejo
Estados Unidos
$38.3 bilhões
AA
6
18
Samsung
Manufatura
Coréia do Sul
$38.2 bilhões
AAA-
7
7
General Electric
Manufatura
Estados Unidos
$33.2 bilhões
AA+
8
16
Coca Cola
Bebidas
Estados Unidos
$31.1 bilhões
AAA+
9
5
Vodafone
Telecoms
Estados Unidos
$30.0 bilhões
AAA+
10
32
Amazon
Tecnologia
Estados Unidos
$28.7 bilhões
AA+
Para o Global 500 completo e o Relatório Global 500 visite:
http://www.brandfinance.com
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