Ponto Focal no PDV

foco

O campo de visão do ser humano pode ser compreendido em quatro setores, representados pelos níveis de 1 a 4:

Nível 1 é o principal foco de exposição de produtos à sua disposição. O cliente não utiliza nenhum tipo de movimento com a cabeça para enxergar o seu produto, ou seja, seu produto é diretamente apresentado ao seu cliente. É o que também chamamos de “altura dos olhos”, que compreende uma faixa entre 1,20 e 1,80m de altura. Nesse nível voce deve otimizar sua exposição, colocando tudo o que voce realmente deseja vender, inclusive produtos de venda por impulso, bem como ofertas, ou produtos de valor agregado alto. Varia de acordo com seu posicionamento de vendas. É uma liquidação? Oferta! É um lançamento? Então, coloque o produto novo nesse nível!

Nível 2 possui apenas uma ressalva em relação ao nível 1. Para visualizar os produtos, em geral, o consumidor precisa de um pequeno movimento com a cabeça, precisa olhar um pouco para baixo, o que faz com que não necessariamente o consumidor perceba esses produtos. Esse nível compreende desde o nível do chão, até a altura de 1,20m, aproximadamente. Nesse nível é interessante colocar produtos que o cliente possua um referencial de destino, ou seja, produtos que façam parte do setor, mas que não necessariamente precisam estar expostos em evidencia para que o consumidor os procure.

Nível 3 já exige um esforço maior para visualização. Estamos falando de espaço aéreo. Esse espaço normalmente se encontra acima dos 1,80m ou 2,00m de altura, limites para o campo de visão normal. Faz-se necessário que o consumidor “olhe para cima”, para visualizar o produto. Nesse espaço é recomendado a exibição principalmente de sinalização ou comunicação visual, bem como, em alguns casos, dado as dimensões e espaços da loja, podendo até expor algum tipo de produto de maior tamanho ou direcionar produtos para crianças. De longe se observa bem o produto. Mas de regra só se deve utilizar esse tipo de exposição de produto quando este tiver uma dimensão considerável, de modo a poder identificar e localizar à uma certa distância.

Nível 4 é o chão propriamente dito. Dificilmente se utiliza este para informações, principalmente pela dificuldade que o consumidor tem de notar esse tipo de informação. Alguns casos são bem sucedidos, tal como as “patinhas” de coelho encontradas em época de Páscoa. Ou, mais comumente utilizado, quando criam-se guias condutoras pelo PDV. 
(Visited 637 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais