Museu Paulista cria réplica de peça do séc. XIX

vestido-replica-condessa-pinhal-museu-universidade-sao-paulo
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (o Museu do Ipiranga) acaba de concluir o Projeto Replicar, que consiste na reprodução fiel de um vestido que pertenceu à condessa do Pinhal  Anna Carolina de Melo Oliveira de Arruda Botelho casada com o Conde do Pinhal, datado do fim do século XIX. A condessa, uma das figuras mais emblemáticas da construção da cidade de São Carlos, no interior paulista, foi uma das mulheres mais elegantes de sua época.
O projeto surgiu de um pedido feito ao museu pela família da condessa, que desejava expor o vestido na Casa do Pinhal- fazenda onde vivia a família e que hoje funciona como um ponto turístico e histórico de São Carlos. “Devido à fragilidade da peça, era impossível transferi-la. Assim, reunimos uma equipe de cientistas e profissionais da confecção para produzir a primeira réplica-documento do país”, conta a coordenadora do projeto e responsável pelo setor de têxteis do museu, Teresa Cristina Toledo de Paula.
Segundo Teresa, o trabalho de replicar peças de vestuário é comum na Europa e nos Estados Unidos, mas está apenas começando no Brasil. “É um processo que permite divulgar peças de acervo que não podem viajar por questões de conservação”, diz. Nas próximas semanas será lançado um site, ainda sem endereço definido, no qual o público poderá visualizar as etapas da execução e características da réplica.
Réplica do vestido da Condessa de Pinhal desenvolvida pelo Museu do Ipiranga 
(Visited 262 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais