Moda Verde

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O marketing sempre trouxe consigo uma conotação muito negativa. Compreensível afinal quantos produtos e serviços enganosos não foram anunciados indiscriminadamente no começo do século XX?
Aliás, no final da década de 90, começo dos anos 2000 vimos MUITAS empresas (pioneiras, confesso) anunciarem os primeiros produtos verdes/ ecologicamente corretos. Seja por má fé ou por total falta de conhecimento do conceito de sustentabilidade, de ecológico aqueles produtos não tinham nada. Em função disso, o conceito de marketing verde foi estigmatizado… cicatrizes nunca saem, mas a história começa a ganhar novos rumos.
O termo marketing verde (ou ecológico ou ambiental), surgiu nos anos setenta, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Após esse evento o Marketing Ecológico foi assim definido: “O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.” Posteriormente, o marketing ambiental também foi discutido por Kotler (o papa do marketing) que o definiu como sendo: “[…] um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”.
No segmento de moda, quem mais investiu na proposta verde foi a C&A. Há quase 4 meses a rede holandesa inaugurou a sua primeira loja ecologicamente sustentável no Brasil, em Porto Alegre (RS). Trata-se da segunda unidade “verde” da empresa no mundo (a primeira foi inaugurada em 2008, em Mainz, na Alemanha).
O espaço em Porto Alegre, que foi totalmente remodelado, adota conceitos de sustentabilidade com o objetivo de racionalizar o consumo de água, de energia e, consequentemente, de emissão de C0². A preocupação ecológica na unidade é percebida desde a utilização de produtos ambientalmente corretos até a criação do espaço de sustentabilidade ao cliente.
Primeira loja ECO da C&A na Alemanha, na cidade de Mainz.
Alguém ainda dúvida da tendência de mercado para produtos sustentáveis? É a hora de refletir alguns valores na sua empresa.
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