Marc Jacobs transforma pichação de loja em camiseta

marcjacobs_pichacao_vg12_01
Na última semana, a loja do estilista Marc Jacobs no SoHo, em Nova York, amanheceu com uma surpresa ingrata: o grafiteiro Kidult, famoso por suas intervenções urbanas, escreveu em tinta pink a palavra “art” por toda a fachada da loja na manhã de terça-feira (08.05). Com seu reconhecido senso de humor, o estilista não se deixou abalar; horas depois a pintura foi removida e a marca compartilhou um clique da loja com a legenda “Art by Art Jacobs” em seu perfil no Twitter.
Camiseta criada pela grife com a foto da loja; detalhe da intervenção do artista francês
Mas a história não foi encerrada ali. Ao invés tomar alguma medida legal, a grife resolveu virar o jogo e transformou a imagem da pichação em uma camiseta, toda pink com a foto da loja estampada e a frase repetida logo abaixo, revelada horas mais tarde no perfil da marca e colocada à venda na mesma loja, na Mercer St, por US$ 689. No dia seguinte, o grafiteiro francês respondeu ao novo produto comentando que entraria na brincadeira, mas lembrando o estilista que “nós não brincamos sob as mesmas regras”, depois de republicar um comentário que chamava o estilista de “ladrão capitalista”.

Pichações do grafiteiro Kidult em fachadas da Céline, Louis Vuitton e Hermès, realizadas no ano passado
Kidult já realizou ações similares no ano passado, com pichações nas lojas da Louis Vuitton e da Hermès. Também em 2011, o grafiteiro escreveu a expressão SK8 em protesto contra a grife Céline, também na fachada de uma de suas lojas, após a grife lançar campanha com fotos de modelos segurando shapes de skate, afirmando que a marca havia se apropriado de elementos da cultura de rua como marketing para seus produtos de luxo, de modo similar ao jogo inverso da rápida resposta de Marc Jacobs à sua mais recente ação. Vale aguardar para ver se esse episódio se encerra por aqui ou se o artista prepara alguma nova retaliação em breve.
(Visited 206 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais