Manequins no Design de Interiores

decoracao3

Os manequins foram inventados por pintores holandeses e franceses, para servir de trompe oeil (“olho errado”, ou uma forma de enganar o olhar) representando principalmente serviçais nas decorações das casas e hospedarias do século XVIII.
Esses personagens, de tamanho natural, simulavam movimento, como, por exemplo, varrer e servir. A brincadeira tinha o intuito de povoar casas vazias ou sinalizar uma estalagem, restaurante ou outro tipo de comércio.
No fim do século XIX os manequins surgiram na montagem das encenações em lojas. Esta presença física tinha a função de atrair o olhar e fazer o espectador interpretar o cenário.
Os manequins fazem parte de cenários que potencializam a sensação de bem-estar que um ambiente pode promover. Por isso, mexem com as expectativas e as fantasias do observador. Eles estão inseridos em um contexto que o consumidor gostaria de viver. Eles são um espelho do imaginário humano.

Por que não resgatar o uso primeiro dos manequins, utilizando-os no segmento de decoração e móveis planejados? A ideia vem do Studio Viz e estou compartilhando com vocês. 
 
  

Fonte: Adaptado de Studio Viz por Cláudio Trevizzo e Emi Lorenzo
(Visited 351 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais