Indústria de moda gera investimentos e absorve profissionais

mercado-moda-materiais-trabalho-criaC3A7C3A3o
Há tempos, fazer moda não se resume apenas a confeccionar peças de roupa e vendê-las. Cada vez mais abrangente e em processo de expansão, a indústria da moda caracteriza-se como um dos mais importantes segmentos produtivos do país. Só no último ano teve um faturamento superior a 52 bilhões de dólares no Brasil, representando 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Com uma gama de possibilidades de atuação – que engloba criação, processo de produção, comunicação e negócios –, esse mercado é o segundo maior gerador do primeiro emprego, além de ser uma das áreas da indústria de transformação que mais oferece vagas: há cerca de 1,7 milhão de trabalhadores empregados atualmente.
O mercado de moda nunca foi tão promissor. Com o crescimento da produção nacional, que chega perto dos 10 bilhões de peças, o Brasil deixou de ser apenas importador de roupas, tornando-se também exportador. Em 2010, o país faturou 1,44 bilhão de dólares com produtos vendidos a outros países.
Esse movimento incentivou que as mais de 30 mil empresas do ramo dobrassem os investimentos em desenvolvimento, gastando 2 bilhões de dólares em tecnologia, equipamentos e aperfeiçoamento de profissionais e modelos de negócios no ano de 2010.


Oportunidade

Com o mercado aquecido, as empresas de moda buscam, cada vez mais, profissionais qualificados, criativos, versáteis e preparados para acompanhar o ritmo acelerado de desenvolvimento do setor.

Para atender a essa necessidade, as escolas de moda oferecem diversas opções de cursos, que abordam as transformações tecnológicas e socioculturais da área. As aulas usam laboratórios especiais para exercícios práticos, discussões em grupo, estudos de caso, simulações de produção e contato permanente com especialistas do mundo da moda.
(Visited 60 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais