Fachadas de lojas – inconfundíveis

topflagships_alexandre

A fachada de uma loja é o elemento exterior de seu local de vendas. Considere a parte interna da loja como uma série de estórias sobre as mercadorias mais vendidas, e a fachada como a capa do livro.
Fachada da flagship Herchcovitch no Japão.
Fachada aberta da flagship Havaianas na Rua Oscar Freire.
Fachada da loja Daslu.
Os clientes julgam um livro pela capa, ou, no nosso caso, a loja pela sua fachada. Geralmente, as pessoas simplesmente não têm tempo para analisar a loja. Da mesma forma como o nome e o logotipo da loja – o título do seu livro – devem proporcionar reconhecimento instantâneo e evocar lembranças. A fachada de sua loja – a capa de seu livro – deve projetar uma imagem calorosa, clara e concisa daquilo que está lá dentro.
Fachadas de parar o trânsito utilizam uma combinação equilibrada de arquitetura de exteriores, sinalização e exposições de vitrina, a fim de provocar uma primeira impressão positiva.

Arquitetura Externa
O visual externo de uma loja é sempre considerado como arquitetura, englobando aspectos como materiais de construção, estilo arquitetônico e detalhes, cores e texturas. Uma loja em um prédio em pedras marrons, no típico estilo Vitoriano, por exemplo, evocará imagens ligadas à arquitetura da época, como: aconchegante, de bom gosto, confortável. Essas imagens seriam bem apropriadas para uma livraria de bairro, mas não para uma loja de suprimentos avançados para cozinha.
Por outro lado, a entrada de vidro de um shopping center, cheia de colunas e arcos de mármore, seria adequada para uma casa de moda sofisticada que buscasse uma imagem de prestígio e luxo.
A imagem exterior, ou a capa do livro, tem de se congruente com as histórias que estão lá dentro. 
(Visited 444 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais