A fachada de uma loja é o elemento exterior de seu local de vendas. Considere a parte interna da loja como uma série de estórias sobre as mercadorias mais vendidas, e a fachada como a capa do livro.
|
Fachada da flagship Herchcovitch no Japão. |
|
Fachada aberta da flagship Havaianas na Rua Oscar Freire. |
|
Fachada da loja Daslu. |
Os clientes julgam um livro pela capa, ou, no nosso caso, a loja pela sua fachada. Geralmente, as pessoas simplesmente não têm tempo para analisar a loja. Da mesma forma como o nome e o logotipo da loja – o título do seu livro – devem proporcionar reconhecimento instantâneo e evocar lembranças. A fachada de sua loja – a capa de seu livro – deve projetar uma imagem calorosa, clara e concisa daquilo que está lá dentro.
Fachadas de parar o trânsito utilizam uma combinação equilibrada de arquitetura de exteriores, sinalização e exposições de vitrina, a fim de provocar uma primeira impressão positiva.
Arquitetura Externa
O visual externo de uma loja é sempre considerado como arquitetura, englobando aspectos como materiais de construção, estilo arquitetônico e detalhes, cores e texturas. Uma loja em um prédio em pedras marrons, no típico estilo Vitoriano, por exemplo, evocará imagens ligadas à arquitetura da época, como: aconchegante, de bom gosto, confortável. Essas imagens seriam bem apropriadas para uma livraria de bairro, mas não para uma loja de suprimentos avançados para cozinha.
Por outro lado, a entrada de vidro de um shopping center, cheia de colunas e arcos de mármore, seria adequada para uma casa de moda sofisticada que buscasse uma imagem de prestígio e luxo.
A imagem exterior, ou a capa do livro, tem de se congruente com as histórias que estão lá dentro.
(Visited 476 times, 1 visits today)