Explorando a identidade visual através da comunicação no ponto de venda

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Ao abrir um novo negócio você imagina como será o dia a dia, mas ao se deparar com a realidade, percebe que quase nada é como imaginou, não é mesmo?! Isso acontece por que o varejo tem suas particularidades, o que inclui as surpresas resultantes de um constante movimento, por isso, mais cedo ou mais tarde você descobrirá que a comunicação é a alma do negócio. Afinal, uma comunicação assertiva pode atrair mais clientes e potencializar em até 40% seu faturamento.

O design de comunicação visual ou design de identidade visual é uma das vertentes da comunicação mercadológica e uma das estratégias mais importantes para as empresas que querem se diferenciar em mercados saturados e homogêneos e aproveitar o fato do shopper definir sua compra dentro da loja.

Um bom projeto de identidade visual deve estar diretamente vinculado as estratégias do Marketing Mix, também conhecido como 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), a partir do qual podemos definir os elementos que tangibilizam/materializam os valores e expectativas da marca através de produtos gráficos ou eletrônicos que sejam claros e objetivos para o público, o que deve estar refletido também em todo ambiente de loja.

Logo, a definição da identidade visual parte da análise e correlação do perfil do mix de produtos, do consumidor e da concorrência, de forma a explorar as potencialidades do projeto de loja, como os recursos da arquitetura do prédio e o próprio layout comercial.

Para ajudá-los, destacamos os potenciais dos principais recursos que podem ser trabalhados na comunicação de PDV (Ponto de Venda) de forma a valorizar a identidade visual de uma marca.

– Logotipo: do logotipo são extraídas as cores que formam a palheta decores da marca, bem como as diretrizes relacionadas ao design (formal, sinuoso, rústico, moderno etc.). Recomendo, sempre que possível, utilizar o logo em todas as peças de comunicação e sinalização, como vitrines, fachada, embalagens, equipamentos etc., principalmente para marcas novas que precisam reforçar sua identidade visual na memória do consumidor.

Tiffany comunicação identidade visual

– Fachada: por ser o primeiro ponto de contato com o cliente a fachada define, muitas vezes, se ele entra ou não no seu estabelecimento ou, até mesmo, se percebe ou não a existência do comércio naquele ponto, por isso, este recurso – talvez mais do que qualquer outro – deve refletir exatamente o DNA da marca, comunicando valores daquilo que será encontrado dentro da loja, tal como sofisticação, simplicidade, sustentabilidade, criatividade etc.

Etiquetas: produtos precificados tornam-se possíveis para o consumo – além de uma exigência legal – e a etiqueta, como já explicamos aqui, pode auxiliar na percepção de valor. Marcas jovens e criativas podem utilizar-se de etiquetas, cartazes e placas com diversas cores e um design mais agressivo, enquanto marcas populares precisam exibir preços em tamanhos maiores, o contrário das marcas sofisticadas que tendem ao minimalismo.

Embalagem: utilize caixas e sacolas com o logotipo e demais elementos da identidade visual da marca. Uma embalagem bonita pode ser reutilizada pelo cliente, fazendo com que sua marca seja lembrada por muito mais tempo.

embalagens comunicação identidade visual

Adesivagem: adesivos são materiais fáceis de contratar e têm um baixo custo, porém, sua versatilidade é absurda e podem, por isso, trazer dinamismo para o ponto de venda. Seja aplicado no solo, nos vidros, espelhos, paredes e até em equipamentos. A cada nova campanha, novo produto ou tendência, um novo adesivo pode ser providenciado. Assim, ajudam o consumidor a reconhecer a oferta daquele momento ou mesmo visualizar os valores da marca através de texturas, cores e imagens.

adesivo comunicação identidade visual

Todos estes elementos – e muitos outros – devem estar em acordo com o design do ambiente também. Por isso, para ajudá-los com o entendimento de cada um dos itens explanados acima trago como inspiração as lojas da marca Farm, que em todos seus pontos de contato com o cliente reforça a mesma história e o design com base em sua essência.

Veja a fachada como é clean, ensolarada, aproximante e inconfundível. Já no interior da loja vemos araras descoladas inspiradas em carrinhos de praia, muito colorido reforçando a alegria de um povo tropical e diversos elementos que nos rementem a natureza, destacando um traço natural e expressivo da marca.

Farm comunicação identidade visual 2 Farm comunicação identidade visual

Boas vendas e sucesso!

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