NOVAS faculdades de Moda – CAMPINAS/SP

Imagem1
Demorou, mas Campinas acordou para o fenômeno da Moda. Depois do inédito curso de graduação em Moda ofertado pela ESAMC, agora surgem dois novos cursos na cidade. A UNIP está com vestibular aberto para Design de Moda (matutino e noturno) no campus Swift e a BSG.U Academy anunciou para o ano que vem a abertura da primeira turma também em Tecnologia em Design de Moda (2 anos). 

Até 2009 quem era de Campinas (ou região), tinha apenas duas opções. Americana, com o bacharelado em Moda do UNISAL ou Salto, com os cursos de Design de Moda ou Produção do Vestuário do CEUNSP. Instituições e cursos muito bons, porém, longe demais para quem quer economizar… Se você sempre sonhou cursar moda na universidade, mas achava caro demais ir para São Paulo ou não queria ir para lá por n motivos, chegou a sua hora.

Diversas tentativas já foram feitas na cidade. A PUCCAMP realizou recentemente um estudo para implantação de uma graduação em moda, mas, até o momento nada foi confirmado. Engraçado, estava lembrando, em 2005/2006 o IPEP e a FAC também anunciaram cursos de moda, mas, nenhum dos dois levou o projeto a diante. Motivos? Altos índices de evasão, alto custo de implantação do curso, escassez de professores mestres e doutores na região e, à época, pequeno mercado de trabalho consolidado.

Muitos me perguntam: vale a pena fazer uma faculdade de 2 anos? 
Eu acredito que sim, mas é importante lembrar que o enfoque dos cursos tecnológicos é diferente dos bacharelados de 3 ou 4 anos. Em 2 anos há tempo hábil apenas para muni-lo de ferramentas para exercer a função. Estes cursos estão extremamente focados no mercado de trabalho, por isso são tão rápidos. E por serem tão rápido também são “pauleira”. Na prática não se perde o essencial do curso. Mas se você é jovem, tem disposição, tempo e dinheiro, vale investir em um curso de longa duração. Mas se você optar pelos cursos rápidos, aconselho investir “a grana” que foi economizada nesta faculdade em uma excelente pós-graduação (ou cursos no exterior). Não com o intuito de “compensar a formação”, já que ela foi boa, mas sim para se ter um diferencial no currículo.

Quer fazer pós-graduação em moda em Campinas/SP? clique aqui e saiba mais

(Visited 1.836 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais