Desde que a pesquisa da Fecomércio-RJ e da Ipsos começou a ser realizada em 2006, esta é a primeira edição em que mais da metade – 52% – dos consumidores brasileiros assumiu ter comprado produtos piratas em 2011. Em números absolutos, isso representa cerca de 74,3 milhões de pessoas.
Em relação a 2010, quando 68,4 milhões de brasileiros cometeram esse crime (o que representa 48%), houve um aumento de 6 milhões de brasileiros que passaram a consumir produtos piratas.
Outro dado alarmante do levantamento mostra que houve um aumento expressivo na adesão dos consumidores das classes A e B. Enquanto em 2010, esse extrato representava 47% dos consumidores da pirataria, neste ano esse percentual pulou para 57%.
Outra faixa de renda que elevou o número de consumidores que adquirem mercadorias piratas foi das classes D e E, passando de 39%, em 2010, para 44%, em 2011. Em compensação, a classe C reduziu seu percentual de 53% para 52%, na mesma base comparativa.
Preço continua sendo o principal motivo
A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta. Já o fato de os produtos serem mais fáceis de se encontrar e de estarem disponíveis antes do original vêm logo em seguida, conforme mostra a tabela abaixo:
Justificativas para o consumo de pirataria em 2011
|
Motivos |
Total |
Classe AB |
Classe C |
Classe DE |
Preços mais em conta |
96 |
96 |
97 |
95 |
Mais fácil de se encontrar |
14 |
8 |
16 |
19 |
Está disponível antes do original |
9 |
8 |
10 |
7 |
Alguns produtos podem ser descartáveis |
7 |
10 |
5 |
7 |
Para alcançar um “status” que o produto original traz |
2 |
4 |
2 |
3 |
Não sabe / Não respondeu |
0 |
— |
0 |
1 |
Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos |
Apesar de ter consciência sobre a ilegalidade e os prejuízos da pirataria, os brasileiros não mudam sua atitudes. Para se ter uma ideia, 82% dos consumidores das classes A e B acreditam que a pirataria alimenta a sonegação de impostos.
Para esses consumidores, os produtos falsificados também oferecem prejuízo ao fabricante ou artista (80%) e prejudica o faturamento do comércio (75%). No entanto, etses consumidores acreditam cada vez menos que esses produtos causam desemprego e alimentem o crime organizado.
Produtos piratas mais adquiridos
Entre os produtos piratas mais escolhidos pelos brasileiros, o destaque continua sendo CD/DVD, seguido por brinquedos, artigos de moda (roupa, óculos, relógio, calçado e bolsa), programas de computador e equipamentos eletrônicos. Confira na tabela abaixo:
Produtos |
Percentual de consumo |
CD |
81% |
DVD |
76% |
Roupas |
11% |
Óculos |
10% |
– Calçados, Bolsas ou Tênis
– Equipamentos eletrônicos
– Relógios |
7% |
– Brinquedos
– Programas de computador |
5% |
– Isqueiros
– Cigarros
– Perfumes
|
4% |
– Telefone celular
– Artigos esportivos
– Canetas |
2% |
– Aparelhos de barbear
– Acessórios para veículo |
1% |
Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos |
Fonte: http://economia.uol.com.br