Classes A e B compram mais produtos piratas que D e E

Desde que a pesquisa da Fecomércio-RJ e da Ipsos começou a ser realizada em 2006, esta é a primeira edição em que mais da metade – 52% – dos consumidores brasileiros assumiu ter comprado produtos piratas em 2011. Em números absolutos, isso representa cerca de 74,3 milhões de pessoas.
Em relação a 2010, quando 68,4 milhões de brasileiros cometeram esse crime (o que representa 48%), houve um aumento de 6 milhões de brasileiros que passaram a consumir produtos piratas.
Outro dado alarmante do levantamento mostra que houve um aumento expressivo na adesão dos consumidores das classes A e B. Enquanto em 2010, esse extrato representava 47% dos consumidores da pirataria, neste ano esse percentual pulou para 57%.
Outra faixa de renda que elevou o número de consumidores que adquirem mercadorias piratas foi das classes D e E, passando de 39%, em 2010, para 44%, em 2011. Em compensação, a classe C reduziu seu percentual de 53% para 52%, na mesma base comparativa.
Preço continua sendo o principal motivo

A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta. Já o fato de os produtos serem mais fáceis de se encontrar e de estarem disponíveis antes do original vêm logo em seguida, conforme mostra a tabela abaixo:

Justificativas para o consumo de pirataria em 2011
Motivos Total Classe AB Classe C Classe DE
Preços mais em conta 96 96 97 95
Mais fácil de se encontrar 14 8 16 19
Está disponível antes do original 9 8 10 7
Alguns produtos podem ser descartáveis 7 10 5 7
Para alcançar um “status” que o produto original traz 2 4 2 3
Não sabe / Não respondeu 0 0 1
Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos
Apesar de ter consciência sobre a ilegalidade e os prejuízos da pirataria, os brasileiros não mudam sua atitudes. Para se ter uma ideia, 82% dos consumidores das classes A e B acreditam que a pirataria alimenta a sonegação de impostos.
Para esses consumidores, os produtos falsificados também oferecem prejuízo ao fabricante ou artista (80%) e prejudica o faturamento do comércio (75%). No entanto, etses consumidores acreditam cada vez menos que esses produtos causam desemprego e alimentem o crime organizado.
Produtos piratas mais adquiridos

Entre os produtos piratas mais escolhidos pelos brasileiros, o destaque continua sendo CD/DVD, seguido por brinquedos, artigos de moda (roupa, óculos, relógio, calçado e bolsa), programas de computador e equipamentos eletrônicos. Confira na tabela abaixo:

Produtos  Percentual de consumo 
CD 81%
DVD 76%
Roupas 11%
Óculos 10%
– Calçados, Bolsas ou Tênis
– Equipamentos eletrônicos
– Relógios
7%
– Brinquedos
– Programas de computador
5%
– Isqueiros
– Cigarros
– Perfumes
4%
– Telefone celular
– Artigos esportivos
– Canetas
2%
– Aparelhos de barbear
– Acessórios para veículo
1%
Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos

Fonte: http://economia.uol.com.br

(Visited 35 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais