Como identificar o seu público-alvo?

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Conhecer profundamente o seu público-alvo é fundamental no correto direcionamento da comunicação mercadológica. Agora vamos ver alguns tipos de pesquisas e metodologias voltadas para identificação do target e seu perfil.
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Identificar o target é essencial desde o início do negócio, seja para verificar se a loja estará numa localização adequada ou para se definir o perfil do público-alvo: quantos são? Qual o perfil social? Quanto eles estão dispostos a gastar? Quais seus valores mais importantes? Ainda pode-se pensar em adequar o mix de produtos e o visual merchandising ao perfil dos clientes existentes na região ou mesmo mudar a localização da loja.
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Essencialmente as pesquisas podem ser realizadas com base em dados primários ou secundários. Os dados secundários são informações que já existem dentro da empresa ou fora dela, como em sites, blogs e redes sociais que são bastante úteis na busca por informações. Nesse sentido existem muitos dados disponíveis e confiáveis em fontes governamentais como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), SEADE (Fundação Sistema Análise de Dados). Sem contar as publicações setoriais e empresariais que são ricas em dados sobre vários segmentos, como aquelas promovidas pelo Sebrae.
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Já os dados primários são as informações levantadas de forma direta junto ao público-alvo. Informações essas que vão apontar problemas e possíveis soluções ou apenas identificar qual o público-alvo que se deseja atingir, como ele se comporta, qual seu poder de compra, suas preferências, ou seja, seu estilo de vida.
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Existem vários tipos de pesquisa, cabe ao empresário conhecer todas e escolher qual responderá com maior veracidade  e praticidade aos anseios da marca. Lembrando que um risco muito comum nessas pesquisas é o vício, isto é, inserção de perguntas tendenciosas ou descartes de respondentes que podem resultar na manipulação dos resultados. Como normalmente essas pesquisas não são realizadas por institutos, devido seu alto custo, o que garantiria sua retidão, é necessário que você mesmo cuide disso, lembrando que concluir uma pesquisa tendenciosa é boicotar a sua própria empresa.
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As pesquisas ainda são divididas pelo objetivo em qualitativa e quantitativa. A qualitativa é indicada para conhecer a fundo o público-alvo, estilo de vida, comportamento, gostos, opiniões etc., permitindo uma participação mais aberta e espontânea dos pesquisados. Já a pesquisa quantitativa é feita através de um questionário estruturado, com questões fechadas aplicado por amostragem, ou seja, uma parcela representativa do grupo de pessoas que você quer investigar. Este tipo de pesquisa tem filtros como: idade, sexo, renda, se é consumidor ou não de determinada categoria de produtos. É a mais indicada para um primeiro mapeamento de público-alvo dentro de um universo grande como cidade, bairro, shopping etc. Os dois principais tipos de pesquisa são:
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Levantamento: tem como método elaborar questões que vão direto ao ponto, pergunta-se exatamente o que quer saber, a aplicação é através de entrevistas e sondagem na etapa qualitativa, na fase quantitativa elabora-se um questionário estruturado com informações obtidas na primeira etapa, esta servirá para validar as hipóteses levantadas.
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Observação: é um dos métodos que eu mais gosto, pois nele existe uma subdivisão de dois tipos: observação naturalista e observação controlada. Na primeira o observador não causa nenhuma interferência no ambiente e nem no comportamento do observado. Então podemos estudar o comportamento espontâneo que ocorre no ambiente real de compra dos indivíduos. Já na observação controlada, o pesquisador tem certo controle sobre o local em que o cliente está e pode influenciar no ambiente causando alguma alteração. Nos dois casos é elaborado um roteiro prévio para ter-se um direcionamento do que deve ser observado.
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Principalmente nesse método, sua loja é um ótimo laboratório de pesquisas, se aproprie disso, observe os clientes que entram, perceba suas atitudes e impressões, converse com ele, saiba suas opiniões. O mesmo digo para aqueles transeuntes que passam pela frente da loja todos os dias, eles podem ser clientes em potenciais, saiba quem são, seus costumes, comportamentos, cultura, de veem e para onde estão indo, seu potencial de compra, qual nível de interesse eles têm sobre seu produto.
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O público-alvo tem as respostas para todas as dúvidas que sua marca possa ter, não hesite perguntar e observe-o sempre.
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