Novo modelo mental de compra: ZMOT
“Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na Internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.” – Rishad Tobaccowala Executivo Principal de Estratégia e Inovação, VivaKi.
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Esse novo modelo é chamado de ZMOT, sendo esse o momento quando você pega seu laptop, celular ou algum outro dispositivo conectado à internet e começa a se informar sobre um produto ou serviço
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ZMOT é uma abreviação de “Zero Moment of Truth” ou Momento Zero da Verdade, um novo termo cunhado pelo Google que significa o momento da tomada de decisão on-line de um determinado consumidor.
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+Mas a grande novidade para os profissionais de marketing de hoje é o novo momento crítico entre o estímulo e a prateleira em cada categoria de produto. Por exemplo, o pai ainda assiste ao futebol e ainda vê seu comercial de TV. Mas agora ele pega seu tablet ou Smartphone e procura “análises de câmeras digitais”. Ele analisa os comentários dos usuários no Buscapé e outros sites. Ele entra no Facebook e posta: “Alguém tem uma câmera boa por menos de R$400? Ele entra no YouTube e pesquisa “demonstrações de câmeras digitais”. Antes do jogo terminar — e antes de ele chegar até a prateleira da loja — ele está pronto para tomar uma decisão. Sua experiência de compra e de uso dessa máquina será o ZMOT de um próximo consumidor. Novas tecnologias geraram novos padrões de consumo que requerem um novo entendimento comportamental e ferramentas adequadas de marketing. E, para isso, convido-os a lerem o e-book ZMOT (em português) clicando aqui.