Geomarketing: uma ferramenta para gestão estratégica

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Sua loja está no local errado? Talvez seus clientes não estejam onde você imaginou ou não tenham o perfil que você julga. O Geomarketing tem ganhado espaço no país e pode te responder precisamente a essas questões.
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A origem do Geomarketing ou marketing geográfico foi uma junção da economia com a geografia e alguns precursores contribuíram com suas teorias, são eles: Von Thunen (1826) com a Teoria da Renda da Terra, Alfred Weber (1909) com a Teoria Geral da Localização e os Alemães August Losch e Walter Christaller com a Teoria do Lugar Central já davam a ideia de “área de influência”.
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Área de influência é o ponto fundamental para a gestão de marketing. Segundo a American Marketing Association (AMA), a área de influência é uma área geográfica contendo os consumidores de uma empresa particular ou grupo de empresas para bens ou serviços específicos. Para determina-la é preciso de ferramentas que o Geomarketing contempla.
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A maioria dos profissionais de marketing são unanimes em afirmar que o mercado massificado está em desaparecimento, tanto pela necessidade de se atender as demandas de nichos de mercado, quanto pelo barateamento e a capacidade de se acompanhar – até individualmente – o comportamento dos consumidores.
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Assim, o Geomarketing é capaz de auxiliar nos projetos de ampliação e reposicionamento de marcas, uma vez que se utiliza de variáveis que são classificadas em sociodemográficas, comportamentais, econômicas, físico-territoriais, negociais e concorrenciais, apontados dados extremamente precisos sobre uma dada região. Estudos baseados nessas variáveis vão apontar nichos de mercado, potenciais consumidores e ajudam até a definir metas de vendas.
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Assim, a função do Geomarketing é levantar informações para segmentação de mercado, a partir do estudo dos potenciais consumidores de uma região, auxiliando na definição do melhor local para determinada loja, serviços e política de preços.
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A necessidade de entender o mercado, os consumidores, público-alvo, saber onde estão essas pessoas, qual seu potencial de compra, se são consumidores flutuantes ou residem na região que pretende abrir um negócio ou testar o mercado para um produto ou serviço, são informações determinantes para definir as estratégias a serem aplicadas no seu negócio.
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O Geomarketing também é relevante nas estratégias de visual merchandising, uma vez que traz informações apuradas e precisas sobre o público de cada microrregião. Assim, decisões sobre layout de loja, exposição de produtos e até a escolha de elementos da cultura local na comunicação do PDV são mais efetivas e identitárias para os consumidores.
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