Entre naturais e sintéticos, conheça 10 opções de revestimentos para o chão de loja

pisovinilicolojamoda-1
Como definir o melhor piso para o chão de um estabelecimento comercial? Você sabia, por exemplo, que os pisos mais escuros exigem menor manutenção de limpeza, mas necessitam de maior iluminação?
 +
A definição das cores, padronagens e texturas que vão revestir o chão de loja devem levar em consideração muitas características além das técnicas. O piso de loja deve, também, ter coerência com toda a identidade de marca e imagem de loja.
 +
Pensando em detalhes como beleza, coerência, manutenção e custos, destacamos as duas principais premissas para definir como será o chão da sua loja.
+
Durabilidade: é importante levar em consideração a localização da sua loja e o tráfego de pessoas. Uma loja de rua (tipo calçadão) tende a receber mais pessoas com sapatos molhados, maior sujeira e impacto, por isso, o piso precisa ser super-resistente. Já para uma loja de shopping ou butique a solicitação física é um pouco menor, logo, pisos mais sensíveis como laminados, mármores e cerâmicas de menor PEI são aceitáveis.
+
Manutenção: é importante que o piso seja de fácil manutenção. Alguns não podem receber produtos químicos abrasivos ou nem panos úmidos – pense como a limpeza ficaria prejudicada numa loja que recebe muitos clientes por dia! No caso de dano físico ao revestimento, esse também precisa ser facilmente substituído sem prejuízos estéticos. Mármores, granitos e cerâmicas, por exemplo, tem muita oscilação de cor entre lotes diferentes.
 +
Confira alguns parâmetros para cerâmicas aplicadas a espaços comerciais:
+
CERÂMICAS
ESPECIFICAÇÕES
RECOMENDADAS PARA LOJAS
Lojas internas (boutiques)
Sem portas para o exterior
PEI > 4
Lojas Externas
Com portas para o exterior (p.ex.
lanchonetes)
Resistência à abrasão superficial
PEI 5
Acessos de Shoppings
Usar não esmaltados ou porcelanato não polido
Resistência à abrasão profunda
< 175 mm³
Shoppings (áreas principais)
Esmaltados: resistência à abrasão superficial
PEI 5
Trilhas de circulação
Resistência a manchas após a abrasão
Ensaiar com pó xadrez
PEI 5
Escadas e Rampas
Resistência a manchas: a mais alta
Resistência à abrasão superficial
Resistência à carga de ruptura
Coeficiente de atrito
ISO 5
PEI-5
> 1000N
> 0,4
 +
Sabemos que escolher o piso é uma tarefa difícil, já que temos muitas opções de cores, materiais, formatos, preços etc., assim, para ajudá-los trouxemos duas premissas que harmonizadas ao material escolhido podem tornar a loja linda e funcional.
 +
Para garantir essa harmonização listamos 10 opções de revestimentos:
+
Piso Vinílico: tendência atual possui um aspecto diferenciado e muito resistente. Proporciona ao ambiente conforto e garante durabilidade. De fácil instalação, não faz barulho ao andar e pode ser limpo com pano úmido. Os desenhos podem ser personalizados, porém, os mais comuns à pronta entrega são estampas de madeira. A instalação é muito simples e pode ser feita direto sobre o piso antigo, com algumas condições: este deve estar seco, limpo e firme e não pode ser feito de madeira (a madeira desprende um líquido que pode manchar o piso vinílico). O piso vinílico é encontrado em três formatos: placa, régua e manta.
+
+
Cimento queimado: com seu aspecto rústico e moderno, tem ganhado muitos admiradores, principalmente entre marcas jovens e de estilo urbano, como a Diesel. É um material de fácil aplicação, custo médio e de baixa manutenção.
 +
+
Pisos frios (porcelanato, cerâmicas e ladrilhos hidráulicos): encontrados em diversos tamanhos, cores e texturas possuem a vantagem de não danificar em contato com direto com a água. São de fácil limpeza, porém, têm alto custo de instalação. Caso uma peça quebre, dificilmente conseguirá fazer a reposição com a mesma cor ou desenho. Um aspecto positivo é que os pisos frios possuem uma variedade infinita de desenhos e cores para diferentes ambientes e propostas.
+
Piso laminado: de fácil instalação e custo baixo, traz a sensação de um carpete de madeira. Proporciona aconchego e deixa o ambiente moderno e muito bonito, porém pode danificar facilmente em contato com a água e à abrasão, geralmente, emitem ruídos ao caminhar.
+
ladrilhohidraulicolojamoda
O ladrilho hidráulico é usado na loja conceito da Riachuelo, na Oscar Freire, para marcar a transição entre os setores masculino e feminino.
pisolaminadolojamoda
O piso laminado da marca Eucafloor, linha Elegance, foi o escolhido para revestir o piso da loja de calçados Passo Mania, localizada no PrudenShopping.
+

Taco de madeira: utilizado há anos nunca sai de moda, combina com todo tipo de ambiente trazendo acolhimento. De alta durabilidade e fácil limpeza, tem como aspecto negativo o alto custo de aquisição e instalação por tratar-se de uma técnica única atrelada a raspagem. O resultado final é sofisticado e vintage.

+

tacomadeirapisolojamoda
Os designers israelenses Yael Mer e Shay Alkalay fizeram uma composição ordenada com os tacos pintados à óleo, a fim de montar um mosaico contemporâneo para loja da Stella McCarteny, em Milão.

+

Pedras (granito e mármore): são opções de rochas extraídas da natureza. Por serem apenas polidas para dar brilho e lisura, não há como garantir homogeneidade nas cores. O granito é mais resistente ao impacto e a oxidação do que o mármore, mas, com o tempo, sua cor é alterada. Caso uma peça quebre, a reposição será complicada pois as cores certamente não serão iguais. Evitando produtos químicos abrasivos, são de fácil manutenção. Indicadas para lojas de baixo fluxo e baixo impacto. Imprimem uma imagem mais expressiva, natural e acolhedora.

marmorepisoloja
Mármore Branco Espírito Santo com polimento para alto brilho.

+

Marmoglass: é um material industrializado produzido com pó de mármore e vidro. É incrivelmente duro e resistente, por isso, não risca. Sua superfície é fina e sua cor é uniforme, proporcionando um brilho intenso e fácil reposição. É possível utilizá-lo em ambientes internos assim como em externos, como revestimento e inclusive como pavimentação de locais de alto tráfego. Seu inconveniente é o alto custo de aquisição e instalação. Imprime uma imagem de sofisticação, preciosidade e distanciamento. Alguns especialistas afirmam que se trata de um material sustentável.

 
Corian: produto criado e patenteado pela divisão de Pesquisa & Desenvolvimento da Dupont™ e lançado pela primeira vez no mercado norte-americano em 1967. Trata-se de uma matéria-prima que possibilita a fabricação de projetos de Arquitetura, Design e Decoração mais modernos e funcionais. É constituído por uma mistura de 30% de polímeros de acrílico e 70% de minerais naturais, o que lhe concede características que substituem com vantagens a madeira, o mármore, o granito, o aço inox e outras superfícies. Pode facilmente ser polido ou reposto (caso haja danos), mas seu custo é de aquisição é extremamente alto. Imprime uma imagem de sofisticação, preciosidade e distanciamento.
 
Granilite: é uma massa de cimento com pedaços de pedras como mármore, calcário, quartzo, dentre outros, em várias granulometrias diferentes. O Granilite é muito parecido com o cimento queimado, porém é mais resistente devido à presença de minérios em sua composição e deixa os ambientes mais elegantes. Esse revestimento possui uma vida longa, sendo forte e duradouro, entretanto sabe-se que está sujeito ao surgimento de fissuras ou trincas. Muito empregado por lojas do segmento de beachwear e surfwear.
 
Vidro: o vidro, provavelmente, tem origem no Egito, mas, em uso até hoje, ganhou diversos usos, inclusivo no solo. Seu resultado é um ambiente arrojado, urbano, moderno e totalmente diferenciado. Com o objetivo de garantir a segurança do vidro aplicado ao chão (pisos e escadas) é necessário que eles sejam temperados e laminados.
vidrochC3A3odelojamoda
O designer Hiroshi Fujiwara e o arquiteto Nobuo Araki repaginaram uma piscina que funcionou em Tóquio na década de 1970, transformando-a numa loja de artigos de moda náutica
Com todas essas dicas e opções esperamos que tenha ficado mais fácil escolher o piso ideal, mas, lembre-se, essa escolha deve ser o resultado do custo, da especificação técnica e da imagem produzida. O acompanhamento de um arquiteto é fundamental!
(Visited 1.171 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais