O que uma marca uruguaia de comércio justo pode ensinar ao varejo brasileiro?

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Manos del Uruguay é uma loja de artesanato localizada no centro de Montevidéu, Uruguai, além de unidades em shoppings e outras localidades, e que pode ensinar muito ao varejo brasileiro.
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A marca Manos del Uruguay faz parte de um projeto de comércio justo, é membro do World Fair TradeOrganization (WFTO). uma organização mundial sobre comércio justo, é a pontinha de um enorme carretel, que é a cadeia produtiva. As pessoas de várias partes do país, que na maioria vivem em áreas rurais, se organizam em cooperativas, sendo estas que alimentam as lojas de Montevidéu, Punta Del Leste e outras cidades.
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Através da venda de seus artesanato, mulheres trabalham por conta própria, sustentam seus filhos e garantem uma melhor qualidade de vida para a família. Além disso, cultivam as tradições, suas culturas, técnicas manuais através de seus artesanatos, que são cheios de cor, formas e texturas, que encantam milhares de turistas que visitam as principais cidades do país.
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A história da marca é emocionante e se mistura com as das mulheres e homens que fazem parte da Manos del Uruguay, daria um extenso post, mas nesse texto vou mostrar um pouco do visual merchandising e das características dessa marca.
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O primeiro aspecto a destacar é a relevância e o preciosismo com o qual a marca trata os produtos oriundos do artesanato. São artigos e lojas que se você não souber da origem local, muito provavelmente acreditasse ser uma loja de itens comuns. A ideia é essa: trabalhar os mesmos recursos que qualquer outra loja de moda pode empregar, criando atmosfera de venda para aumentar a percepção de preço dos produtos, mas não deixando de evidenciar as peculiaridades desses itens.
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Aqui no Brasil a maioria das lojas de produtos artesanais tem uma preocupação muito grande na
exposição dos produtos e se esquecem da ambientação e da setorização, o que acaba criando um visual confuso, cheio de produtos, literalmente até o teto, e os olhos dos clientes não focam nada em meio a tanta coisa.
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Além disso, os trabalhos normalmente são de diversas temáticas e qualidade e, claro, que muitas vezes encontramos produtos incríveis nessas lojas. Mas imagine se fossem expostos desta forma:
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Diferente das outras lojas de artesanato na Manos del Uruguay percebe-se uma preocupação muito grande com a exposição dos diversos produtos, afinal são produtos de moda, principalmente feitos de lã e couro, objetos de decoração, acessórios, utensílios domésticos, calçados e souvenires.
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A iluminação é bastante agradável aos olhos, não cria espaços escuros, o que não é ideal para produtos pequenos. E, apesar do espaço das lojas ser pequeno, é possível circular sem encostar nos
expositores.
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Aliás, os mobiliários da loja são rústicos na medida certa, a fim de representar o aspecto manual da marca, mas têm um toque de sofisticação através da mistura com o metal. O mobiliário é fundamental na caracterização da loja e no reforço da imagem da marca.
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E quando se fala em artesanato se fala em regionalidade, afinal o artesanato é expressão típica de cada região. Muitas vezes confundimos artesanato com qualquer produto feito à mão, mas isso não vem ao caso agora, o importante é que o produto regional quando comercializado por uma marca deve ter seus valores culturais explorados também na ambientação, criando uma atmosfera de valorização e indução as compras.
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Por exemplo, a própria fachada da loja apresenta uma textura de tricô, como se ela fosse tricotada com lã, num tom bege claro, bem próximo da rusticidade local. Enfim, a Manos del Uruguay surpreende por vários aspectos, apresenta um ambiente com o visual merchandising alinhado com a marca que valoriza e carrega a história das mãos que produzem cada produto exposto no PDV e os clientes que compram levam de volta para casa um pouquinho das tradições e cultura daquele povo.
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