5 dicas para (re)pensar a iluminação no varejo de moda

11 de julho de 2016 . by Mariana Costantini

O visual merchandising envolve a gestão do ponto de venda através de técnicas que influenciam a tomada de decisão do shopper em seu processo de compra. Dentre inúmeros fatores à disposição, um dos (quase) imperceptíveis ao indivíduo é a iluminação.  + Ela pode dar grande destaque à produtos como também realizar o efeito contrário desvalorizando-os….

LEIA MAIS

Cobogós e muxarabis compõe o store design

29 de março de 2016 . by Cristiane Mendes

Cobogós são blocos vazados utilizados na arquitetura residencial, comercial e até industrial com a finalidade de permitir a entrada de luz solar e ventilação natural nas construções, logo, melhorando o conforto térmico dos ambientes.  + A origem da palavra COBOGÓ vem das iniciais de seus criadores: Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio de Góes. Criados…

LEIA MAIS

Front light ou Back light? Sua fachada mais atrativa

5 de outubro de 2015 . by Surya Guimaraens

A fachada compõe uma parte fundamental da identidade visual da marca. Na rua ou nos corredores dos shoppings ela precisa ter destaque para atrair os olhares do shoppers, instigar a curiosidade e permitir que a loja seja identificada de imediato, mesmo no meio de outras tantas concorrentes.  + Por isso, a primeira impressão que o…

LEIA MAIS

Equilíbrio, ritmo e contraste são alguns dos 7 princípios de design que podem ser utilizados no visual merchandising

30 de maio de 2015 . by Eduardo Vilas Bôas

O design é a arte de combinar formas, linhas, texturas, luzes, materiais e cores para criar um espaço ou objeto que satisfaça três pontos fundamentais: a função, as necessidades objetivas e subjetivas dos usuários e a utilização coerente e harmônica dos materiais.  + Para uma loja de moda essas premissas são fundamentais, já que o…

LEIA MAIS

Orientações para uma (boa) fachada de loja

23 de março de 2015 . by Surya Guimaraens

Qual a importância da fachada para uma loja? Pode parecer que esta questão tenha uma resposta óbvia, mas o tema é um pouco mais complexo do que parece e tem vários detalhes que precisam ser pensados.  + A fachada da loja é parte fundamental da identidade da marca e, por obrigação, deve comunicar isso aos…

LEIA MAIS

O uso do AutoCAD no visual merchandising

16 de fevereiro de 2015 . by Cristiane Mendes

O entendimento do varejo brasileiro sobre a importância do visual merchandising tem impulsionado a procura por escritórios de Arquitetura Comercial. Existem diversos pontos estratégicos a serem considerados antes de se executar um projeto de Store Design que fogem as questões arquitetônicas, por isso muitos arquitetos estão se especializando em arquitetura do varejo para atender esse…

LEIA MAIS

Principais sistemas de iluminação comercial

28 de janeiro de 2015 . by Cristiane Mendes

Quando falamos de um projeto de Visual Merchandising logo pensamos em layout, equipamentos, comunicação visual, etc. mas existe um outro fator que exige total atenção nos projetos de Store Design, trata-se do Projeto Luminotécnico. +  O bom uso da luz pode ser um fator decisivo no sucesso de um projeto. A intensidade e o tipo…

LEIA MAIS

Lâmpadas: tipos e efeitos

12 de janeiro de 2015 . by Cristiane Mendes

Foi o inventor Thomas Edison que em 1879 construiu a primeira lâmpada incandescente utilizando uma haste de carvão (carbono) muito fina que, aquecida até próximo ao ponto de fusão, passa a emitir luz.  + Desde então, as lâmpadas evoluíram drasticamente e a iluminação passou a ser uma ferramenta essencial até para o varejo, pois usadas…

LEIA MAIS

Acessibilidade no ponto de venda

3 de novembro de 2014 . by Eduardo Vilas Bôas

Acessibilidade são as condições e possibilidades de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações, seus espaços, mobiliários e equipamentos, proporcionando a maior independência possível e dando ao cidadão deficiente ou àqueles com dificuldade de locomoção o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar, seja no trabalho, estudo, lazer ou…

LEIA MAIS

A iluminação nos projetos de store design

8 de outubro de 2014 . by Cristiane Mendes

Iluminação foi um dos temas discutidos no 12° Backstage do Varejo promovido pela ABIESV (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo), no último dia 30/09.  + O debate “Panorama”, que deu início ao evento, abordou o tema iluminação e contou com a presença de profissionais da área como Rogério Torres, Coordenador…

LEIA MAIS