Principais sistemas de iluminação comercial

iluminacao-geral-loja-visual-merchandising
Quando falamos de um projeto de Visual Merchandising logo pensamos em layout, equipamentos, comunicação visual, etc. mas existe um outro fator que exige total atenção nos projetos de Store Design, trata-se do Projeto Luminotécnico.
O bom uso da luz pode ser um fator decisivo no sucesso de um projeto. A intensidade e o tipo de iluminação influenciam diretamente na impressão que o consumidor terá de uma loja.
 +
Há apenas duas formas de iluminar um ambiente, através de recursos naturais (sol) ou pelo sistema de iluminação artificial (lâmpadas). Ao realizar um projeto de Visual Merchandising ambos os recursos devem ser considerados, apesar de a iluminação artificial ser a mais indicada e eficaz para a maior parte dos ambientes de uma loja em função da sua constância.
 +
Existem diversos sistemas de iluminação para lojas, vejamos a seguir os principais:
 +9
Iluminação Geral – Trata-se da iluminação de toda a loja, essa deve ser distribuída uniformemente e funciona como fundo para induzir o consumidor a conhecer todo o espaço comercial. Outros sistemas de iluminação devem ser utilizados pontualmente de acordo com cada necessidade dentro do layout.
+
 +
+
Iluminação Direta
– Como o próprio nome diz, trata-se da incidência da luz diretamente em uma superfície e
pode ser obtida através de luminárias pendentes e principalmente as direcionáveis. Esse sistema de iluminação costuma ser usado para destacar produtos nas paredes ou pontos focais.
+
+
+
Iluminação Indireta –
É a luz que incide em uma superfície e depois é refletida para o local ou objeto a ser iluminado. Esse sistema de iluminação cria um efeito aconchegante. Para expandir os efeitos positivos o ideal é que as superfícies de reflexão sejam claras.
+ +
+
+
Iluminação Pontual
– Funciona como uma iluminação direcionada, porém, nesse caso, não é possível mudar o foco de direção do feixe de luz. Esse recurso é geralmente utilizado para iluminar nichos, prateleiras ou displays.
 +
 +
+
Iluminação Especial
– Alguns móveis já são desenvolvidos com iluminação especial que serve para destacar as peças expostas. Com o avanço da tecnologia e a facilidade da lâmpada de led, esse tipo de equipamento vem se tornando cada vez mais frequente em lojas de varejo, não só no exterior, mas também aqui no Brasil.
+ +
Lembre-se que a iluminação deve ser utilizada a favor e não contra sua loja, por isso os diferentes sistemas de iluminação complementar devem ser pensados e distribuídos estrategicamente a fim de agregar valor aos produtos. Toda repetição gera monotonia, assim é importante variar o sistema de iluminação nos diferentes ambientes da loja.
+
Alguns recursos digitais auxiliam nos projetos de Visual Merchandising, fazendo com que se tenha uma boa noção de como a loja ficará quando finalizada, esses recursos são ideais para testar cores, texturas e detalhes específicos de design. Em breve teremos um artigo falando especificamente sobre esses programas utilizados pelos arquitetos e designers do varejo para criar e desenvolver seus projetos.
(Visited 1.434 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais