Tendência de virar à direita determina layout das lojas

Tendência de virar à direita determina layout das lojas 2

Muitos experts em vendas e designers garantem que, via de regra, os clientes tendem a se voltar para a direita ao entrar numa loja. Dizem os entendidos que este fenômeno se explica simplesmente pelo fato de que a maioria dos consumidores é destra ou que recebemos as informações do lado esquerdo do cérebro, mas só as assimilamos e utilizamos do lado direito. Outra explicação diz que quando estamos sentido prazer (como é o ato do consumo) acumulamos dopamina do lado esquerdo do cérebro e, por isso, nos deslocamos mais para o lado direito.
+
O fato é que o shopper analisa uma loja da esquerda para a direita e então se fixa num objeto ou ponto do lado direito, essencialmente a um ângulo de 45 graus do ponto em que entrou, a esse ponto chamamos de Ponto de Ancoragem. Saiba que 80% ou mais dos shoppers sem destino definido farão esse movimento.
+
Tendência+de+virar+à+direita+determina+layout+das+lojas+3.jpg (706×423)

 

 +
Sabendo disso, os lojistas precisam desenvolver layouts que atendam a este padrão de comportamento do shopper. Pratica muito assertiva no varejo de moda pode ser observada na alocação da seção feminina no lado direito da entrada da loja – já que o público feminino é o que mais consome moda e, por isso, a maioria das lojas foca-se nesse target.
Em resumo, o maior foco de atuação de um varejista deve estar posicionado ao lado direito da entrada principal. Seria um erro, por exemplo, posicionar os caixas logo na entrada e à direita, pois o shopper ao entrar na loja, obviamente, ainda não está pronto para passar pelo caixa.
+

A Le biscuit tem posicionado os caixas à direita e logo a entrada das lojas, como pode ser visto na unidade do Shopping Parque as Bandeiras, em Campinas/SP.

+
Mas toda regra tem sua exceção, por isso algumas peculiaridades devem ser observadas para deslocar o mix prioritário para o lado esquerdo do layout, veja:
– O sentido do fluxo de clientes na porta da loja. Se 70% ou mais passarem em frente sentido direita-esquerda, é melhor subverter a regra;
– Talvez seu espaço físico na direita não seja tão bom: dificuldade de iluminação, pé direito menor, menor metragem.
– Você ainda pode inverter a regra caso o seu vizinho seja seu concorrente direto, assim deixa produtos similares  e vitrinas mais próximos, promovendo uma imediata comparação para o consumidor.

(Visited 1.700 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais