O que esperar do varejo em 2020?
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Mas, olhar para o passado é importante para entendermos fenômenos e prevermos cenários futuros. Por exemplo, o ritmo de mudança está cada vez mais acelerado, diminuindo as vantagens competitivas antes pontuais e sólidas. Nesse campo as lojas de departamento têm perdido expressividade nos mercados europeu e americano, dando vez aos novos formatos e experiências de varejo.
nas estratégias varejistas nos últimos 5 anos. Se o varejo físico tinha sido condenado à morte antes de 2010, hoje se sabe que sua vida é longa desde que adequada – e integrada – a essas novas realidades tecnológicas.
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Um vídeo publicado pela Microsoft tenta explicar como será o mundo – ou pelos os países mais desenvolvidos – em 2020. Vale refletir como esses novos hábitos devem impactar nas relações com o varejo físico.
- A geração Millennials estará na faixa dos 30 anos e assumirá a maior fatia do consumo. Eles preferem qualidade a quantidade, tem uma verdadeira paixão por causas sociais e cresceram usando a Internet para tudo.
- Nos mercados mais consolidados, como os EUA, a tendência será de desprestigio as marcas de luxo. Essas, por consequência, tenderão a investir em mercados emergentes, como Brasil, China e Índia, que ainda valorizam esse tipo de consumo.
- Apesar do crescimento exponencial dos espaços comerciais, como shoppings, as vendas tendem a diminuir (consumidor mais consciente e comedido), além da concorrência de outros canais, como o e-commerce e as vendas diretas.
- Varejistas que pautam seu diferencial competitivo em preço são os que mais correrão risco frente a concorrência das lojas virtuais. Por isso, é importante encontrar razões significativas para sua marca existir e convencer os consumidores da sua argumentação. Produto por produto eles comprarão onde é mais barato, ou seja, na internet.
- As empresas Amazon, Google, Facebook e Apple estão focadas em aproveitar sua velocidade, flexibilidade, conhecimento tecnológico e modelos de negócios para oferecer novidades, seleção, conveniência e valor para os consumidores através de novos formatos. Suas estratégias, certamente, revolucionarão o futuro do varejo.
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Estas conclusões são apontadas no relatório “Retail 2020: reinventing retailing — once again” (Varejo 2020: reinventando o varejo – mais uma vez) publicado em 2014 e desenvolvido em conjunto pela New York University (NYU) e pelo setor Sales and Distribution da IBM.