Novo Varejo: menos produtos e mais experiência

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Visual Merchandising é uma ferramenta empregada na gestão de lojas, mas que transcende a missão comercial. Ajuda nas vendas? Claro que sim, mas seu propósito hoje é muito maior, afinal, uma atmosfera de loja bonita, produtos adequadamente expostos, layout intuitivo e tantas outras ferramentas que podem ser trabalhadas no ponto de venda (PDV) têm, na verdade, um propósito novo: ajudar o consumidor a compreender o valor da marca através da experiência de compra.

Atmosferas de loja devem ajudar o shopper a compreender o benefício do seu mix de produtos, sua história de marca, seu propósito enquanto negócio e, ainda, ajuda-lo a divertir-se e a se informar sobre acontecimentos e novidades. O varejo de moda deixou de ser um simples canal de escoamento de produtos para tornar-se um grande (ou pequeno, que seja) espaço de convivência.

Lojas não devem vender só produtos! Por isso, as pessoas têm priorizado marcas que sejam agradáveis, que ajudem o consumidor a compreender todo o mix de produtos, que ajudem aos mais apressados com uma jornada de compra mais intuitiva, que possam ter orgulho de pertencer a um grupo específico, que sejam visualmente encantadoras ou, simplesmente, que os ajudem a esquecer da rotina atribulada e a sentir momentos de prazer.

Um bom projeto de visual merchandising é amplo e engloba todas essas variáveis, no entanto, vemos que muitas marcas de moda ainda cometem erros básicos, sobretudo na exposição de produtos. Empregar as potencialidades do VM é um recurso acessível a qualquer lojista, seja grande ou pequeno, premium ou popular.

O visual merchandising é capaz de promover diferencial competitivo mesmo para produtos comoditizados. Quer compreender melhor o tema? Vamos abordar no Retail Revolution Edição 2017 – Varejo de Moda. Programa-se. Participe. Mais informações em www.mmdamoda.com.br/retailrevolution

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