Loja virtual ou loja física? Entenda porque é preciso ter as duas

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Nos dias atuais o comércio eletrônico de bens de consumo cresce a cada dia no país, e está se tornando um hábito dos consumidores comprar pela internet. Não há muitos anos uma das preocupações de quem estava abrindo seu próprio negócio era o ponto comercial. Essa preocupação não deixou de existir, mas o comércio eletrônico trouxe para quem está empreendendo uma alternativa diferente para os negócios.
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Tanto que até as grandes lojas do varejo brasileiro que dominam o mercado há anos estão investindo em lojas virtuais para possibilitar um canal a mais para atrair e manter clientes.
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Para quem tem o interesse em investir em uma loja virtual, uma loja física ou mesmo os dois ao mesmo tempo, antes de qualquer coisa é necessário pesquisar e estudar as vantagens e desvantagens desses modelos de negócios. Muito dos trabalhos que se tem em uma loja física, também se tem em uma loja virtual, de forma e dimensões diferentes, por isso as pessoas se enganam ao achar que o trabalho de uma loja física é muito mais dinâmico e volumoso do que de uma loja virtual.
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Veja a seguir uma abordagem simples e objetiva sobre os fatores que impulsionam o crescimento do comércio eletrônico, as vantagens de utilizar essa ferramenta e um comparativo entre loja virtual e loja física.
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1. As lojas virtuais devem presar pela mesma organização que existe nas lojas físicas, facilitando para o consumidor a navegação pelas categorias de produtos, visualizando as descrições, fotos em alta definição e, ainda, ser capaz de adicionar os itens ao carrinho de compras de forma a pré-selecionar o que tenha gostado.
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2. Uma loja física deve treinar toda equipe de vendas, assim como a loja virtual e seu administrador devem estar preparados para atender ao mais alto nível de satisfação de seus clientes, seja com a descrição correta de produtos, a entrega nos prazos prometidos ou, ainda, nos detalhes de coordenação de produtos (sugestões). Os clientes virtuais tendem a ser muito mais exigentes, basta um clique para se mudar de loja.
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3. O fato da internet ser uma ferramenta sem fronteiras permite que qualquer usuário no país tenha acesso ao seu site. Na minha opinião, essa é a maior vantagem da loja virtual, que ganha disparado da loja física em alcance de público-alvo. Pense estrategicamente, talvez na sua cidade não haja público suficiente para manutenção de um determinado tipo de produtos (tecidos ecológicos, por exemplo), mas operando via e-commerce você pode atingir interessados muito distantes de você.
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4. Outra vantagem da loja virtual é o horário de funcionamento (24 horas por dia, 7 dias da semana), basta que seu cliente tenha acesso a internet e seu site esteja funcionando corretamente para a compra ser uma oportunidade. Certifique-se que sua loja opera adequadamente na versão mobile, pois cada vez mais as pessoas compram via celular e tablet.
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5. Se enga quem pensa que o custo de uma loja online é pouco ou que não existe. Ele pode ser equiparável ao de uma loja física pequena. Na loja virtual os principais custos são com hospedagem, domínio, criação do site, SEO para campanhas de marketing, fotógrafo e designer para fotos dos produtos, produtor de moda para cuidar das peças, sugerir coordenações no site e alimentar as especificações dos artigos e pessoal para atender aos clientes (SAC), gerar nota fiscal e despachar as mercadorias. Dependendo do seu volume de vendas até um estoquista pode ser necessário.
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A internet encurta distâncias e potencializa as vendas, mas não deve ser sua única opção. Afinal, nada substitui o contato humano. Tradicionais marcas do varejo online, como a Dafiti, Amazon, Google e Birchbox tem aberto operações físicas. Temos que lembrar que os consumidores cada vez mais buscam no ato de comprar uma experiência diferente, prazerosa, quase lúdica e enxergam os canais de uma marca como uma única coisa, aquilo que chamamos de one-channel. O cliente quer se relacionar com a sua marca e não com seu canal de vendas. Ele pode, por exemplo, estar dentro na sua loja física fazendo a compra na sua loja virtual.
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Enfim, seja loja virtual e/ou loja física a essência e o desafio do varejo ainda são os mesmos: encantar o consumidor.
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