Feiras setoriais apontam tendências para o visual merchandising

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A maior parte das ideias criativas e tecnológicas baseadas nas prováveis necessidades futuras do consumidor pode ser conferida nas principais feiras profissionais do setor, espaços de exposição organizados para que várias empresas do mesmo segmento comercial possam expor e demonstrar seus novos produtos e serviços.
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Existem feiras voltadas para a indústria têxtil, como a Première Vision, onde são encontradas as principais tendências para a indústria de tecidos, fios, corantes, estampas e confecção em geral, incluindo bureaux de moda para desenvolvimento de coleções. Da mesma forma existem feiras voltadas para o mercado de varejo. Essas são visitadas pelos interessados em conhecer novas tecnologias, móveis, comunicação e conceito, assuntos que interessam muito aos profissionais de Marketing e, principalmente, do Visual Merchandising.
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Nesse tipo de feira costumam aparecer as primeiras referências de produtos e soluções tecnológicas, desenvolvidos para atender as principais necessidades do cliente contemporâneo, baseados em estudos de comportamento das pessoas. Essas feiras costumam ser um grande alvo de empresários do mundo todo, a fim de colher ideias criativas para adaptá-las ao seu próprio negócio.
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Grande parte das inovações em tecnologia, segurança, marketing e visual merchandising estão concentrados em duas importantes feiras profissionais, a NRF (Nacional Retail Federation) em Nova Iorque; a Euroshop, na Alemanha; e a Redesign em São Paulo.
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National Retail Federation
A NRF é uma feira que acontece anualmente em Nova Iorque e que a cada ano conta com um público cada vez maior de empresários brasileiros, segundo o site Portal do Canal (portaldocanal.com), nessa última edição de janeiro de 2014, foram contados 1.700 participantes, apenas no congresso. Além de ser uma grande oportunidade de conhecer as novas tendências do varejo para o ano seguinte, os visitantes participam de palestras e worshops e ainda têm uma grande oportunidade de networking.  Esse ano a NRF ocorreu entre os dias 07 a 19/01/2014, dentre os assuntos abordados na edição de 2014 estão:
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1.      Varejo como entretenimento – conexão entre marca e consumidor
2.      Informação é essencial para tomada de decisão
3.      Variação nos canais de vendas
4.      Personalização como diferencial
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EUROSHOP
A Euroshop é a maior e mais importante feira de visual merchandising, que acontece a cada três anos, em Düseldorf, na Alemanha, e reúne mais de dois mil expositores, a última edição em 2012 do evento somou 107 mil visitantes. O espaço Euroshop é dividido em quatro importantes segmentos, são eles:

1. EuroConcept – Espaço dedicada a técnicas de iluminação, revestimento, Arquitetura & Design, móveis e equipamentos de refrigeração.
2. EuroCis – Oferece soluções de tecnologia da informação, segurança e logística.
3. EuroSales – Voltada para o setor de Visual Marketing, Marketing, promocional e PDV.
4. EuroExpo – Que traz propostas para concepção de stands, sistemas de exposição e espaços comerciais.

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REDESIGN – RETAIL DESIGN
Considerado o maior evento latino-americano voltado ao design de lojas, o Redesign é entendido como um evento obrigatório para quem atua diretamente com o varejo brasileiro e/ou internacional. O evento já está indo para sua terceira edição com data marcada para 27 a 28/04/2014 em São Paulo. Além de cases e palestras, paralelo ao Redesign acontece a FICSEL, uma feira Internacional de Conceitos em Serviços e Equipamentos para Loja.
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Independente de eventos nacionais ou internacionais é indispensável ao profissional ligado ao varejo em geral visitar feiras e congressos desse tipo, isso ajuda a se manter informado e atualizado em relação aos novos conceitos e tecnologias direcionadas ao comércio e varejo.
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A seguir, referencias da Euroshop edição de 2011 com imagens da feira e o mesmo conceito aplicado em algumas redes de varejo.
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EuroConcept – EuroShop 2011.
Flagship da C&A no Shopping Iguatemi em São Paulo
utilizando conceitos apresentados na Euroshop 2011.
Manequim estilizado apresentado como tendencia na EuroShop 2011
 

Vitrine da Jil Sander com manequim estilizado – Düseldorf – 03/2012
Manequim Avatar – Euroshop 2011
Manequin Avatar – C&A São Paulo 2013
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