Exposição mural: um passo a passo

exposiC3A7C3A3omuralmoda2
Montar a exposição de moda em uma parede, às vezes, pode ser uma tarefa difícil, afinal, nem sempre acordamos com a inspiração para criação ou conhecemos todas as técnicas envolvidas. O ponto fundamental do processo de criação desse tipo de exposição é colocar a mão na massa e, aos poucos, ver “a coisa se concretizando”. Vamos, então, entender um pouco como funciona o processo de criação de uma exposição de parede, também chamada de exposição mural.
 +
Primeiro, é preciso identificar qual é o tamanho da área mural disponível para exposição. Esse espaço e os suportes para exposição (varão, cremalheiras, braços etc.) vão determinar a quantidade de produtos a serem expostos e a sua correlação nos equipamentos de solo (caso existam).
 +
Segundo, identificar os produtos que merecem destaque naquela exposição mural. Esses produtos vão determinar o tema a ser trabalhado (inverno, verão, Dia das Mães, Natal etc.), bem como a cartela de cores. Vale destacar que esses devem ser produtos de alto valor agregado e não àquelas peças promocionais, básicas ou pontas de estoque. A parede é poderosa nas vendas em função do seu destaque visual, logo, deve ser bem aproveitada para produtos de primeira linha.
 +
Terceiro, uma exposição mural deve comportar no máximo 3 cores. Então, é preciso escolher mais uma ou duas cores (e suas nuances) que vão coordenar com a cor principal em cada módulo de parede. Vale destacar que o uso de muitas cores empobrece a exposição, desvalorizando os produtos expostos, além de gerar desconforto visual, afastando os clientes.
+
Para iniciar a montagem, é preciso partir do produto principal daquele módulo (ele merece destaque!). Por exemplo, se for um vestido longo ele vai ocupar duas alturas de parede, então será
preciso apresentá-lo com vista frontal. As próximas peças devem ser alternadas entre vista frontal e lateral conforme o seu perfil.
 +
Perfil? Isso mesmo! Produtos mais simples podem ser apresentados lateralmente, enquanto aqueles com design mais elaborado devem ser valorizados com vista frontal. Por exemplo, uma blusa com desenho ou bordado no peito merece exposição frontal, uma peça toda estampa ou
lisa pode ser apresentada lateralmente.
 +
Outro ponto importante a ser observado é exposição top + bottom, ou seja, as camisetas, camisas, blusas devem ficar na parte de cima da exposição e, logo abaixo delas, peças que usamos nos membros inferiores, como calça, saias, bermudas etc. Mas nada impede que você suba uma peça bottom ou desça uma peça top na exposição. Aliás, essa alternância é importante para criar movimento na parede e evitar um visual monótono.
 +
Resumindo: na primeira altura poderíamos ter: blusa (frontal) + casaquinho (lateral) + saia (frontal). Na segunda altura: calça (lateral) + camiseta (frontal) + blusinha (lateral).
+
Tenho mais duas dicas para valorizar sua exposição mural:
 +
1. Evite colocar blusinhas de alcinha ou regatas em exposição lateral. Por serem produtos pequenos, eles vão sumir na exposição, desvalorizando a parede, já que buracos serão formados
dando a ideia de falta de produto.
 +
2. A utilização de prateleiras na exposição mural é um recurso muito interessante e atrativo. Se
colocada um pouco acima da primeira altura servirá apenas de display, ou seja, comportará apenas elementos decorativos (mesmo que sejam produtos). Mas, se posicionadas na altura que as pessoas alcancem, pode-se expor sapatos, blusas dobradas e outras peças mais simples. Você pode ainda organizar essas prateleiras uma sobre a outra (formando uma estante) ou alinhadas lateralmente (formando uma linha horizontal).
 +

 

 

 

 

 +
Sem mais para o momento, bora usar a criatividade e potencializar os recursos disponíveis para criar paredes incríveis e vendáveis.  
(Visited 812 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais