Exibitécnica: apresentação anatômica e apresentação do produto

exposicao_merchandising_anatomica
Exibitécnica é um conjunto de técnicas de exposição de produtos visando a valorização e a fácil visualização pelo cliente. É através dos métodos da Exibitécnica que a marca apresenta sua coleção, as novidades e as tendências, constituindo elementos que são essenciais para criar a identidade da marca e parte da ambientação.
 +
A Exibitécnica envolve toda a loja, uma vez que não é apenas a vitrina que precisa encantar e conquistar o cliente, a forma como os artigos são dispostos nos equipamentos e paredes de exposição complementam o discurso que visam compor um cenário de serviços.
 +
Neste artigo vamos falar sobre duas técnicas da Exibitécnica: a Apresentação Anatômica e Apresentação do Produto.
 +
Apresentação Anatômica
É a técnica de exposição na qual os produtos são apresentados ao consumidor na mesma posição e forma como são usados, inclusive indicando composições de tendências e estilo formando um look. A coordenação neste caso deve apresentar a blusa (top) na parte superior e a calça (bottom) na parte inferior, reproduzindo a forma de utilização. Normalmente é mais fácil identificar a aplicação do método em expositores murais (parede), uma vez que existe espaço suficiente para apresentar-se todo o look de forma coordenada, mas também pode ser adotado em equipamentos de solo, como a arara de três eixos. Assim o cliente ao entrar na loja consegue identificar de forma rápida uma solução completa que o seduza e que, muitas vezes, o impulsiona a comprar o look
completo.
+
exposicao_merchandising_anatomica +
Apresentação do Produto
É a técnica adotada para exibição de uma grande quantidade e variedade de cores/estampas de um único tipo de produto. Menos utilizada para moda, é bastante empregada em lojas populares de acessórios e produtos para o lar, pois normalmente passa a ideia de preços arrasadores. Por regra, os produtos devem estar organizados por cor e, dentro de cada grupo de cor, organizados por tamanho, o que facilita o reconhecimento e a compra pelo consumidor.
+
exposicao_merchandising_produto+
É importante manter o equilíbrio visual desse tipo de exposição, por isso, as cores são apresentadas em degrade (do mais claro ao mais escuro). No caso de produtos estampados ou multicoloridas é importante respeitar as regras para combinar as cores de forma harmônica e, para isso, a ferramenta utilizada pelo visual merchandiser é o Círculo Cromático.
 +
Para garantir o efeito visual desejado é preciso manter rigorosamente a apresentação dos produtos, evitando que os expositores fiquem bagunçados. Outro ponto de atenção é manter uma reposição contínua dos produtos vendidos para perpetuar o efeito atrativo da técnica.
 +
(Visited 968 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais