Conheça a tendência de integração do varejo de moda com arte, gastronomia e cultura

Jigsaw IV

Há muito tempo que fazer compras deixou de ser algo mecânico e uma obrigação tediosa. O ato de fazer compras vem tornando-se cada vez mais um entretenimento. E, algumas marcas do varejo sabem transformar o seu ponto de venda num verdadeiro ponto de encontro, tornando o momento da compra uma experiência agradável e memorável.

Essa é, aliás, uma das tendências apontadas pela NRF Big Show 2018 (National Retail Federation), pois, ao integrar outras categorias de produtos e serviços a uma loja de moda, você não só melhora a experiência de compra por entregar bens consonantes na comodidade de um único espaço, como rentabiliza o negócio por outras entradas, fugindo das sazonalidades do mercado. A seguir veremos quatro exemplos inspiradores.

Gucci Osteria: a luxuosa Gucci inovou ao integrar a excêntrica grife com a alta gastronomia ao abrir em Florença (Itália) o restaurante Osteria Gucci com menu elaborado pelo chef Massimo Bottura. O restaurante está localizado no antigo Palazzo della Mercanzia, um edifício do ano de 1331 e que faz parte do Gucci Garden, um complexo que reúne espaços de exposição, sala de cinema, livraria e a loja conceito da marca com peças vintage e coleções limitadas, criadas especialmente para serem vendidas ali.

Jigsaw Duke Street Emporium: a marca britânica Jigsaw está atenta as necessidades dos consumidores em buscar novas experiências no ponto de venda e, por isso, criou a Duke Street Emporium, uma combinação de loja com galeria de arte, cafeteria e livraria. A exposição dos produtos na loja é feita seguindo o lifestyle do consumidor. Em um local bem definido ficam roupas, livros e produtos de beleza que tenham conexão entre si. Tudo isso num espaço com arquitetura que mescla o novo com o antigo, o industrial com os móveis rústicos. Ah, sem esquecer na arte feita diretamente nas paredes que é uma combinação perfeita para um local tão inspirador. Veja mais detalhes no vídeo.

Club Monaco: a loja da marca canadense Club Monaco na 5th Avenue em Nova York é outro case inspirador de como moda, gastronomia e literatura podem – e devem – compor um único espaço agradável de compras e lazer.  A ambientação da loja já cria uma atmosfera de casa de campo com presença de árvores outonais. Enquanto se anda pela loja é possível ouvir um moedor de café e sentir o aroma ao ser preparado na charmosa cafeteria. Além disso, o consumidor é surpreendido por uma aconchegante livraria que por si só é um convite à leitura. Fica difícil querer sair de um lugar tão convidativo como esse.

Tiffany & Co. (Blue Box Café): tomar café da manhã, ou simplesmente tomar um café, apreciando a requintada loja da Tiffany agora é possível. A atitude da personagem Holly Golightly vivida pela icônica Audrey Hepburn no filme Breakfast at Tiffany’s admirando a vitrine da loja com certeza foi uma inspiração para a marca criar o Blue Box Café. Localizado no quarto andar da loja Tiffany que fica na 5th Avenue em Nova York, a cafeteria serve clássicos do café da manhã norte-americano feitos com ingredientes de alta qualidade de origem regional, mas tudo com um toque Tiffany! No espaço, é possível encontrar itens da linha “Everyday Objects”, lançada recentemente, e que inclui peças como porcelanas que imitam copos de papel. Holly certamente ficaria encantada com a decoração do local toda feita no tom azul turquesa da memorável caixinha de joias.

Cada vez mais surgem novas ideias para inovar no ponto de venda, atrair e reter consumidor e, sem dúvidas, integrar moda com gastronomia, literatura, bem-estar e convivência é uma opção funcional.

E, para isso, não é necessário ser uma multinacional ou uma marca conceituada. Parcerias com cafeterias, livrarias, salões de beleza, spas e marcas de produtos de beleza e bem-estar, por exemplo, podem não lhe custar nada e ainda vão agregar motivos para mais visitas, atingir um público novo e ainda melhorar a experiência de compras da sua atual clientela.

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