Comunicação visual vai além dos signos: atrai, ensina, orienta e desperta o desejo

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A comunicação visual é uma das ferramentas do visual merchandising mais utilizadas no ponto de venda, permitindo através de imagens, cores, vídeos ou quaisquer outros tipos de signos, que o conceito da marca ou a proposta de uma campanha, sejam levados e percebidos visualmente pelo shopper.

Sobretudo para o autosserviço, é preciso abastecer o ponto de venda (PDV) com muito mais informações a fim de deixa-lo cada vez mais favorável a jornada de compra. O consumidor atual, principalmente das classes C e D, está cedente por informação de moda e, muitas vezes, conta apenas com as lojas para auxiliá-lo nessa busca. Dai a necessidade de trazer textos e dizeres que são complementares a oferta.

Ao propor um material informativo no PDV a equipe de desenvolvimento precisa ter conhecimento não apenas do produto do qual irá informar, mas também do equipamento no qual esse material gráfico será utilizado e de que forma essa informação será levada ao cliente dentro da loja.

Assim, é imprescindível para o visual merchandiser ter noção de espaço e proporções para que a peça de comunicação criada possa ser vista e facilmente compreendida. A linguagem utilizada também deve condizer com o tipo de público que irá receber essa comunicação, para isso a escolha coerente das cores, layout e fontes tipográficas faz toda a diferença no projeto.

Qualquer segmento varejista pode-se utilizar dos benefícios da comunicação indoor, porém o setor que mais se utiliza desse artifício é o de home design, pois a gama de acabamentos e beneficiamentos utilizados no processo de fabricação dos produtos muitas vezes é o fator decisivo para a compra.

Aliás, produtos que têm uma carga técnica maior e que são passíveis de comparação precisam ter seus benefícios evidenciados, ajudando o shopper a perceber o real valor agregado, ou seja, a comunicação dirigida funciona como um promotor em tempo integral na loja abordando e transmitindo informações relevantes.

Não se esqueça de que a comunicação direta com o shopper é extremamente funcional, afinal, a definição de compra acontece em 84% das vezes dentro do ponto de venda e, para algumas categorias de produtos, as trocas de marcas chegam a 70%!

Mas, fique atento, pois a novidade de hoje pode virar folclore amanhã, ou seja, esse tipo de material informativo necessita ser atualizado constantemente para manter-se atrativo. O VM deve ainda ter o cuidado de expor as peças de comunicação sempre juntas ao produto correto e, o mais importante, elas precisam conter informações relevantes, como descrição de uma matéria-prima diferenciada, formas de uso alternativas, funções ocultas ou pouco conhecidas, o conceito inspiracional de uma coleção, processos e pessoas destacados que participaram da sua criação ou produção etc.

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