A comunicação de benefícios como fator decisivo das compras

clube de vantagens Clube Viva O Boticário

Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, 70% das decisões de compras feitas pelos consumidores acontecem em frente aos produtos no expositor? Ainda com base nesta pesquisa foi detectado que cada pessoa fica em média 15 segundos na frente dos produtos e foca sua atenção, no máximo, 1,6 segundo em cada ação no ponto de venda.

Com dados tão precisos temos a comprovação da importância das atividades de visual merchandising, já que o estimulo gerado na hora das compras é o que proporcionará maior número de vendas. Mas, a questão que fica é como diferenciar marcas e produtos em meio a um ambiente tão saturado e competitivo? 

Sabendo disso dispomos de diversas ferramentas para estimular o shopper, dentre elas o layout de loja, exposição de produtos e comunicação visual. Neste texto abordaremos este último tópico, a comunicação no ponto de venda (PDV), que pode ser caracterizada como precificação, anúncio de campanhas, divulgação de serviços e até ações de relacionamento.

Desses vou destacar os clubes de compra como ações de relacionamento. Com base na situação econômica atual, percebe-se que os clubes de vantagens têm se tornado cada vez mais uma ferramenta indispensável para os varejistas. Mas, os poucos que já aderem ao modelo ainda não comunicam de forma adequada os benefícios junto ao produto no PDV. Esse tipo de falha ocorre em diversos setores do varejo.

As vantagens que os clubes proporcionam precisam ser percebidas pelo cliente no ato da compra, dessa forma, a chance de aumentar o ticket médio é muito maior, já que estimula o consumo pelas oportunidades geradas. Mas não só, podem ainda agregar valor à marca pela sua relevância, atrair mais consumidores interessados em vantagens, aumentar a frequência de compras e até a fidelização do público.

Com base em todas essas informações, qual ação sua empresa deve tomar para que seu clube de descontos tenha mais visibilidade? Basicamente através da criação de materiais específicos de comunicação para o PDV. Inicialmente há um investimento básico na impressão dos materiais, no entanto, podem-se criar opções fixas ou removíveis, que poderão ser distribuídas na área de vendas de modo que o shopper as acesse conforme as mudanças de layout ou distribuição dos produtos na loja.

Por isso a dica é colocar esses materiais em pontos estratégicos, tais como:

– Na entrada da loja;
– Em pontos de massificação;
– Junto dos produtos escolhidos para o benefício;
– E no caixa.

Esse recurso é simples e traz muitas vantagens para o consumidor e o lojista. Aproveite estas dicas e melhore agora mesmo sua comunicação. Boa sorte!

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