Sinalização: a comunicação silenciosa

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Vivemos em um mundo em que praticamente tudo é visual, os seres humanos são facilmente estimulados por cores, formas e proporções, esses estímulos naturais têm sido explorados cada vez mais pelo Marketing Sensorial para transformar em estratégias que auxiliam as vendas através da experiência no Ponto de Venda.
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Todos os sentidos de uma pessoa são colocados à prova quando esse indivíduo entra em um ambiente comercial, em questão de segundos é possível ver, ouvir e sentir o impacto que o ambiente pode causar através da organização e funcionalidade, porém o órgão da visão é o mais aguçado de todos os sentidos, e justamente por essa razão a sinalização visual da loja é tão importante.
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Cada vez mais exigentes e com menos tempo para realizar suas compras, o consumidor moderno busca um ambiente interativo e ao mesmo tempo funcional, tudo precisa ser facilmente encontrado. O sistema de autosserviço adotado por algumas marcas funciona perfeitamente se associado a uma boa sinalização.
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Atualmente a sinalização não se limita apenas a cartazes para indicar preços e promoções. Banners, telas, luminosos, adesivos e até mesmo equipamentos podem estabelecer essa comunicação com o cliente. Mas cuidado, o excesso de informação pode causar uma confusão de mensagens e deixar o cliente incomodado, desorientado, insatisfeito.
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A Comunicação Visual exerce um papel importantíssimo no Ponto de venda, pois ajuda a compor a história que vem sendo contada através da exposição dos produtos e da comunicação mercadológica. O consumidor possui curtos períodos de atenção dentro da loja, por isso a sinalização precisa ser:
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1.   Bem posicionada: Ter a informação correta no local correto, por exemplo, um diretório próximo do elevador ou escadas, que indicam a existência de mais andares e setores, bem como em qual andar fica o departamento desejado.
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2.   Reforçar a Mensagem: A sinalização, assim como os demais elementos do Visual Merchandising, deve se encaixar com a imagem da marca, estilo e segmento do produto apresentado, por exemplo, a utilização de madeira para o segmento de moda casa.
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3.   Ser bem Escrita: Além de uma informação clara e correta a mensagem precisa ser facilmente entendida por todo tipo de consumidor que frequenta a loja. As frases não podem ser muito extensas e as fontes tipográficas utilizadas devem ser claras e de fácil leitura. Uma dica: nunca deixe que a sinalização apague o brilho da mercadoria, pois essa sim é que deve brilhar aos olhos do consumidor.
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