Profissão: visual merchandiser

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Visual merchandising é uma estratégia de comunicação dirigida aplicada às lojas, usada para o planejamento e operacionalização de atividades que visam a melhor exposição e valorização de produtos, marcas e serviços com a finalidade de aumentar a percepção da marca e as vendas.
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Todos recursos de visual merchandising visam catalisar as vendas e promover a identidade da marca e, por isso, abarcam especificidades técnicas que são de responsabilidade do visual merchandiser. E, no Brasil, ainda não existe formação específica, pelo menos não com titulação, ou seja, não há cursos técnicos ou graduações na área, o que existe são cursos livres ou de extensão. Por isso, na sua maioria, os profissionais acabam se desenvolvendo com a própria rotina de trabalho, o que é um complicante.
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Mas além dos conhecimentos técnicos da área, é necessário que o profissional tenha conhecimento em outras áreas da moda para que consiga bons resultados na execução do seu trabalho. Veja a seguir quatro “disciplinas” que, na minha opinião, fazem toda diferença na atuação de um bom visual merchandiser.
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História da Moda: como sabemos as tendências de moda hoje em dia são releituras das décadas passadas, portanto é importante o profissional de visual merchandising ter conhecimento em história da moda para poder identificar as temáticas das coleções. Dessa forma ele vai agregar valor ao produto criando narrativas mais adequadas nas vitrines ou no PDV, com elementos relacionados a década usada para inspirar a coleção.
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Análise de cores: A análise de cor é extremamente importante e diria até que é impossível trabalhar com visual merchandising sem estudar cores. É a cor que cria o primeiro impacto visual para os consumidores, ou seja, é a base de qualquer comunicação no PDV. Elas surgem desde a coordenação de produtos, na criação de vitrines e na elaboração de materiais promocionais. A cor transmite diversas mensagens e desperta ações, como aproximação ou distanciamento, por isso, escolhas equivocadas podem repercutir em resultados negativos para as vendas.
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Produção de moda: Para criar looks atrativos em vitrines e no PDV é necessário produzir os manequins com acessórios (bolsas, lenços, calçados, bijuterias) e sobreposição de peças. Para esse fim existem técnicas aplicadas na coordenação de looks.
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Cool Hunting: estudar as técnicas de pesquisa é fundamental para que o profissional de VM esteja atualizado com tudo que está acontecendo no mundo. Assuntos comportamentais, tendências de moda, design, cinema, festivais de música e arte são inspirações para o profissional criar um trabalho atual e identitário para o consumidor.

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