Primeira no mundo: BOTTLETOP abre flagship sustentável com impressão 3D em Londres

BOTTELETOP IMPRESSÃO 3D CONCEPT STORE

A marca sustentável e de luxo britânica Bottletop está lançando uma nova parceria ecológica incrível com o escritório de arquitetura KRAUSE ARCHITECTS e a AI BUILD, empresa líder na tecnologia de impressão 3D.

O primeiro projeto é uma flagship inovadora da Bottletop na rua Regent St (endereço de compras emblemático em Londres) que re-imagina o futuro da construção responsável ao aproveitar ao máximo os recursos, sem desperdiçar resíduos. Os mais avançados robôs KUKA irão imprimir o interior da loja usando o filamento REFLOW, que é feito inteiramente de resíduos de plástico. A matéria-prima sofre um processo de lavagem, trituração e extrusão para se transformar neste filamento.

Imagem do projeto:

O conceito de loja impressa 3D, inspirada no arquiteto Paolo Zilli, é um passo pioneiro no varejo e contribui para um ecossistema seguro e mais amplo, alinhado com os valores da marca e coleções BOTTLETOP: luxo sustentável, design ético, inovação técnica e colaboração intercultural.

A loja terá uma exposição ao longo de dois meses durante a qual os clientes poderão interagir com um robô KUKA de última geração e levar para casa um “pedaço da loja”, uma vez que o robô imprime chaveiros de bolsa BOTTLETOP personalizados usando o filamento de plástico REFLOW.

Sobre o novo design da loja, o co-fundador da BOTTLETOP, Oliver Wayman, comenta: “Pela primeira vez, os visitantes da nossa loja poderão testemunhar o uso sustentável desta tecnologia em primeira-mão ao comprar a coleção BOTTLETOP e aprender sobre a missão da marca. Isso é tão emocionante para nós, pois nossos clientes podem assistir à transformação da loja, desde um espaço de exibição limpo até um ecossistema de alta velocidade. No alto fica pendurada uma malha metálica, com milhares de latas embutidas em uma estrutura de treliça suspensa impressa em 3D, que é uma brincadeira sobre o conceito de espaço negativo, inspirada na artista britânica contemporânea Rachel Whiteread. É possível inclusive que instalemos a escultura de lata original que Rachel criou para a BOTTLETOP na loja “.

A visão de design para o espaço será complementada por pavimentos feitos de pneus de borracha, uma fragrância para a loja feita sob medida pela famosa perfumista Timothy Han e uma série de playlists feitas pelo produtor de discos Mario C, o visionário produtor por trás de gravações dos Beastie Boys e Bjork, que também produziu o álbum BOTTLETOP BAND com Carl Barat (Libertines), Matt Helders (Arctic Monkeys) e Gruff Rhys.

Wayman continua: “A loja oferecerá uma experiência imersiva inspiradora que combina a consciência ecológica voltada para o futuro com artesanato consagrado no tempo, através do qual nossos clientes podem realmente aprender sobre a coleção premiada da BOTTLETOP e nossa visão para o futuro”.

O design criará o pano de fundo perfeito para a coleção BOTTLETOP, que tem produção artesanal com materiais-símbolo da marca, incluindo o metal reciclável de latinhas e o couro sem desmatamento da Amazônia, no Brasil. Novos estilos para a coleção Outono/Inverno 17 aparecem em cores sazonais (petróleo e escarlate) e incluem a Emma Clutch, a Micro Morela Tote e a Luciana Maxi Cross Body ao lado de pingentes de ouro e pendentes de prata e aço inoxidável de BOTTLETOP.

SOBRE OS ENVOLVIDOS

A BOTTLETOP foi lançada em 2002 por meio de uma colaboração com a Mulberry. No coração da campanha estava a primeira bolsa de luxo lançada no varejo a ser feita inteiramente por materiais sustentáveis; uma bolsa best-seller feita de metais de latinhas no Quênia, revestida com resíduos de couro da Mulberry no Reino Unido.

A BOTTLETOP passou a ter um atelier em Salvador, no Brasil, onde desenvolveu sua coleção de bolsas e acessórios com técnicas de produção customizadas e materiais-símbolo de origem sustentável; metal reciclado e couro certificado de zero de desmatamento da Amazônia. A BOTTLETOP também produz uma coleção de “arte em tela” no Quênia, fornecendo a base para colaborações com artistas contemporâneos de destaque, incluindo Idris Khan e Wangechi Mutu, em uma na lona de algodão cultivada da África Oriental.

BOTTLETOP e Narciso Rodriguez foram premiados com o Green Carpet Challenge pela Eco Age em 2014 por sua colaboração em design. A BOTTLETOP colaborou com a DKNY em 2015 e se associou com o BAFTA e as Olimpíadas do Rio em 2016, fazendo roupas para a Cerimônia de Abertura.

A venda dos projetos da BOTTLETOP financiou a operação da Fundação BOTTLETOP, que apóia projetos de educação e saúde na Etiópia, Quênia, Zimbábue, Brasil e Reino Unido.

KRAUSE ARCHITECTS é um estúdio londrino de design urbano, arquitetura, interior e design de produtos. O estúdio tem um alcance internacional com projetos no Reino Unido, Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Buscamos estar envolvidos na entrega de projetos exigentes de uma infinidade de escalas e contextos, além de oferecer serviços de consultoria e pesquisa em Arquitetura e Design Urbano.

Ai Build é uma empresa com sede em Londres que desenvolve a Inteligência Artificial para tornar a o processo de produção fácil, inteligente e acessível. A sua inovadora tecnologia robótica de impressão em 3D de grande escala permite a produção de projetos complexos sem trabalho humano e resíduos materiais. (www.ai-build.com)

Reflow cria materiais sustentáveis para a impressão em 3D com uma forte finalidade social. Transformamos os fluxos de resíduos locais em materiais 3D premium que combinam as necessidades dos criadores em todos os lugares. Quando você imprime com o Reflow, você apoia uma comunidade global de fabricantes, recicladores e coletores de resíduos, evitando a produção de poluição plasmática nociva. Juntos, podemos garantir que a próxima revolução industrial seja sustentável, justa e inclusiva.

Empresas como a Kuka estão se transformando em níveis variados à medida que adotam a tecnologia como meio de diversificar as operações. Os desenvolvimentos tecnológicos dentro da automação estão subjacentes à inovação em vários mercados à medida que os fabricantes buscam melhorar suas operações.

Tais tendências estão levando os empresários a adotar uma abordagem diferente aos processos de fabricação. A flexibilidade oferecida pela automação permite que as empresas atendam a uma variedade de requisitos de produção únicos, ao mesmo tempo em que maximizam a produtividade e a eficiência de suas tecnologias existentes.

A KUKA possui uma riqueza de conhecimentos e experiências acumuladas ao longo de quarenta anos no campo da robótica automatizada, com um portfólio estabelecido de hardware e software que pode ser aplicado em qualquer setor. Seja qual for o motivo para a adoção da automação, seja aumentando o rendimento do produto para satisfazer a demanda dos clientes ou implementando eficiências operacionais como meio para economizar custos, a KUKA possui a solução que pode suportar sua estratégia de negócios, permitindo que você atinja KPI rigorosos e compare suas operações contra os dos seus concorrentes.

Paolo Zilli é um associado sénior da Zaha Hadid. Anteriormente trabalhou no Salerno Ferry Terminal e esteve envolvido na Estação Ferroviária de Alta Velocidade de Napoli e MAXXI em Roma (vencedor do prêmio Stirling 2010).

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