Percepção visual: o contraste no visual merchandising

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O processo de percepção visual tem início com a atenção, que não é mais do que um processo de observação seletiva. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros.
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Sabemos hoje que um indivíduo nota, em média, apenas 10% do que há numa loja, isto é, o risco do consumidor não reconhecer o que procura é muito alto. Para tanto, há formas de tentarmos acionar sua atenção seletiva, ou seja, fazer com que note justamente os 10% que julgamos ser o que está buscando.
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Precisamos que nesses 10% observados estejam boa parte dos produtos desejáveis – ou procurados – pelo consumidor. Para isso, podemos usar quatro artifícios que naturalmente chamam a atenção dos indivíduos: o contraste, a intensidade, o movimento e a incongruência.
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Nesse primeiro artigo vamos estudar apenas a importância do contraste. Em todas as artes visuais, inclusive no visual merchandising, o contraste é um poderoso instrumento de expressão, o meio para intensificar o significado, e, portanto, simplificar a comunicação. Por isso também é conhecido como “a alma da variedade”.
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Podemos compreender o contraste em cinco possibilidades. Vejamos.
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Contraste de Escala – tornar algo visualmente grande desperta a atenção do consumidor por representar algo fora do esperado, logo, pode ser uma ameaça.
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Contraste entre Claro/Escuro – serve para reforçar um sentimento de mistério e sedução, geralmente destacando o que está na parte clara da composição.
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Contraste de Cor – ideias podem ser intensificadas através de cores contrastantes, para tanto, é preciso conhecer sobre teoria da cor e saber dominar as harmonias conforme a intenção de comunicação. Quando duas cores diferentes entram em contraste direto, o contraste intensifica as diferenças entre ambas. O contraste aumenta quanto maior for o grau de diferença e maior for o grau de contato, chegando a seu máximo contraste quando uma cor está rodeada por outra.
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Contraste de Forma / Linha / Direção – se o objetivo for atrair a atenção do consumidor é bom saber que a forma regular/simples é dominada pela forma irregular/imprevisível. Ao serem justapostas as diferenças entre ambas intensificam o caráter único de cada uma.
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Dentro de uma mesma loja encontramos estilos diferentes, do rústico (cafeteria) ao moderno (display para panelas).
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Contraste de Textura – a textura substitui as sensações do tato. Em termos básicos, nossa compreensão sobre o liso é maior e mais profunda, quando comparamos ao áspero e rugoso.
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Note que as paredes são lisas e o solo é feito de grama sintética.
 
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