Overview da NRF 2018

espelhos Sephorra NRF 2018

Aconteceu agora em Janeiro o maior e mais importante evento de varejo mundial, a NRF Retail´s Big Show. Como em todos os anos, o evento foi sediado na cidade de Nova Iorque e apresentou as principais inovações para o segmento, bem como os cases de sucesso através de inúmeras palestras e bate-papos que aconteceram durante os quatro dias.

A NRF 2018 contou com mais de 60.000 expositores e cerca de 33.000 participantes. Alguns dos destaques da feira foram as palestras de Doug McMillon, presidente e CEO do Walmart e James Curleigh, presidente da Levi’s. Doug, ressaltou a importância das pessoas para o crescimento da empresa, o investimento nos funcionários e sobre o projeto do WalMart tornar-se omnichannel. Já James da Levi´s, falou do trabalho que tem feito em olhar para o passado e resgatar os valores da marca para seguir o futuro.

De um modo geral, pode-se perceber na NRF 2018 um movimento muito grande dos principais varejistas em proporcionar uma experiência positiva para o consumidor, tanto on-line como off-line – o que pode ser percebido na prática ao visitar-se as principais lojas da “Big Apple”.

A Amazon é um desses cases, migrou do online para o off-line abrindo sua primeira loja, a Amazon Go. Com sede em Seattle, é a inovação atrelada a tecnologia, tanto que para entrar na loja é preciso ter uma conta na Amazon vinculada a alguma forma de pagamento. A partir deste processo o usuário recebe um código que permite a entrada através de um scanner. Quando o cliente tira algum produto da prateleira, é dado baixa deste item no estoque e, ao sair da loja, os itens são cobrados no cartão do usuário sem a necessidade de passar por um checkout.

Outra loja que traz também esse alinhamento de tecnologia e experiência de compra é a marca Daiso. Com um ambiente mais escuro que remete a sofisticação, expositores simples e padronizados, em um projeto minimalista, a loja mostra todos os seus produtos, com possibilidade de testa-los e conta com um atendimento altamente especializado.

A Sephora, também em Nova Iorque, mais especificamente na famosa Times Square, traz uma interatividade única. Um balcão com espelhos dispensa o trabalho da cliente testar batons, blush e afins. Ele mapeia a face e com um simples toque na tela, o cliente é capaz de selecionar os produtos que quer testar e estes são ‘’simulados’’ no seu rosto.

Outra inovação da Sephora é o fragrance studio, uma estação sensorial com a tecnologia instascent, que permite a experimentação de fragrâncias direcionadas. Depois de fazer um rápido teste de avaliação de preferências olfativas, o ar perfumado das categorias de 18 perfumes selecionadas é emitido a partir de um bocal para que o cliente possa identificar qual será a sua preferida, com isso não há mais demonstradores/amostras na loja.

Muitas inovações estão por vir, mas o que podemos perceber até aqui é que cada vez mais o varejo como um todo está em sinergia com seus múltiplos canais, e o resultado é uma melhor interação com o consumidor proporcionando cada vez mais uma experiência que o aproxima da marca. E você, está preparado para esse futuro high tech?!

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